Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Juventude | 13.07.16 - 09h49

Começam as inscrições para o Prouni Recife nesta quarta-feira (13)

Programa da Prefeitura do Recife oferece 331 vagas em 44 diferentes cursos para o segundo semestre letivo deste ano

 

Começam nesta quarta-feira (13) as inscrições para o Prouni Recife, programa da Prefeitura do Recife que concede bolsas de estudos integrais em faculdades particulares. São oferecidas 331 vagas em 44 diferentes cursos para o segundo semestre letivo deste ano. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site www.prouni.recife.pe.gov.br até a próxima segunda-feira (18). Com as 404 bolsas que já foram concedidas no primeiro ano do programa, o Prouni Recife alcançará um total de 735 beneficiados ao todo.

Para concorrer às bolsas concedidas pelo Prouni Recife é preciso preencher os seguintes requisitos: ser brasileiro, residente e domiciliado no município do Recife e não portador de diploma de curso superior. Além disso, a renda familiar mensal per capita não pode exceder dois salários mínimos. Esse valor deve ser obtido através da soma da renda de toda a família dividindo pelo número de membros. Os interessados ainda devem ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral; ter realizado Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2015 com média mínima de 450 pontos e não ter zerado a prova de redação; comprovar residência no município do Recife por, no mínimo, três anos, contados da data de inscrição do Programa; e não se encontrar matriculado em outro curso de ensino superior. 

Entre os cursos oferecidos estão medicina, direito, engenharia civil, odontologia, administração, enfermagem, engenharia mecânica,  psicologia, ciências da computação, entre outros. O Prouni Recife conta com a adesão de oito instituições de ensino superior. Os resultados da primeira chamada do processo seletivo serão divulgados no dia 21 deste mês.

No site www.prouni.recife.pe.gov.br, os interessados encontram todas as informações sobre o programa, o cronograma, as Instituições de Ensino Superior (IES), os cursos disponíveis, a legislação e demais esclarecimentos necessários para auxiliar no processo de inscrição. Mais informações sobre o Prouni Recife também podem ser obtidas pelo e-mail prouniatende@recife.pe.gov.br e pelo telefone (81) 3355-2569, inclusive durante o final de semana, pois haverá uma equipe de plantão.

Prouni Recife - O Prouni Recife foi instituído pela Lei n° 18.113/2015 e funciona sob o regime de concessão de isenção fiscal. Com isso,  o número de bolsas concedidas aumenta na mesma proporção que há uma redução na alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) a ser pago pelos Institutos de Ensino Superior (IES). No primeiro ano de funcionamento, a alíquota foi diminuída em 0,75%. Da mesma forma, as instituições de ensino que aderiram, ofereceram bolsas equivalentes a 0,75% do total de alunos pagantes. Para este ano, a redução será de 1,50% e a oferta de novas bolsas equivalerá a 1,50% do total de pagantes.

 

O objetivo do Prouni Recife é oferecer bolsas de estudos universitárias integrais para estudantes de cursos presenciais de graduação e de cursos superiores de menor duração em instituições privadas de ensino superior estabelecidas do município do Recife. O programa se estende aos professores da rede pública de ensino do município para cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia,  destinados à formação do magistério da educação básica, independentemente do cumprimento dos critérios dos estudantes.

 

Confira o calendário do Prouni Recife:

 

Período das inscrições:

De 00:00h de 13 de julho até as 23:59 de 18 de julho de 2016

 

Resultados:

Primeira chamada: 21/07

Segunda chamada: 27/07

Terceira chamada: 01/08

 

Matrículas nas Instituições de Ensino Superior (IES):

Primeira chamada: 22 a 26/07

Segunda chamada: 28 a 29/07

Terceira chamada: 02 a 03/08

 

Site para inscrições: www.prouni.recife.pe.gov.br 

 

Confira a lista completa dos cursos oferecidos pelo Prouni Recife:

Administração

Análise e desenvolvimento de sistemas

Arquitetura e urbanismo

Biomedicina

Ciências aeronáuticas

Ciências contábeis

Ciências da computação

Ciências econômicas

Comunicação social/ Publicidade e propaganda

Design

Design de interiores

Design de moda

Direito

Educação física

Enfermagem

Engenharia civil

Engenharia elétrica

Engenharia mecânica

Engenharia química

Fisioterapia

Gastronomia

Gestão comercial

Gestão de qualidade

Gestão de recursos humanos

Gestão financeira

Gestão hospitalar

Engenharia de controle e automação

Engenharia de produção

Estética e cosmética

Farmácia

Jornalismo

Logística

Marketing

Medicina

Medicina veterinária

Nutrição

Odontologia

Pedagogia

Psicologia

Radiologia

Redes de computadores

Relações internacionais

Serviço social

Sistemas de informação