Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 13.07.17 - 15h02

Filme O Canto do Mar é exibido na Semana Hermilo

Em comemoração ao centenário de Hermilo Borba filho, a quinta noite de programação contou com a exibição do filme O Canto do Mar e um bate papo com o poeta, romancista e cineasta brasileiro, Fernando Monteiro. As atividades gratuitas acontecem até sábado (15)

 

Dando continuidade à semana em comemoração aos cem anos do autor, encenador, professor, crítico e ensaísta Hermilo Borba Filho, a noite de ontem (12) foi dedicada à exibição do Filme O Canto do Mar, de Alberto Cavalcanti que tem todos os diálogos feitos por Hermilo. A quinta noite de homenagem contou também com um bate papo especial do poeta, romancista e cineasta brasileiro, Fernando Monteiro. O encontro aconteceu no Teatro Apolo.

A programação é uma realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, em parceria com a Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). As atividades são gratuitas e abertas ao público até o próximo sábado (15).

O filme O Canto do Mar estreou em 1953 no Recife. Filmado em Pernambuco, o Mercado da Madalena, o bairro de São José, o Forte Orange de Itamaracá foram alguns dos cenários que deram vida ao longa metragem.  Em preto e branco, o filme retrata a pobreza, atividades portuárias, além das manifestações folclóricas, como o frevo, maracatu, caboclos de lança, o bumba meu boi, temáticas que o romancista Hermilo Borba filho tanto enalteceu em suas peças. Com tom realista, os elementos fantásticos são expostos em cena como o sonho do personagem, ou seja, as fantasias e manifestações culturais viram um elemento surreal.

A arquiteta Márcia Branco, de 58 anos, veio prestigiar a programação em comemoração aos cem anos de Hermilo. "Nós pernambucanos precisamos homenagear nosso conterrâneo que fez a diferença para o teatro e a literatura brasileira."

"Este filme tem grande importância desde a época que foi feito até os dias atuais. O diretor Alberto Cavalcanti fez poucos filmes no Brasil e este foi o único gravado no nordeste. Durante o documentário a cultura popular é enaltecida, isso é maravilhoso", disse o documentarista Marcos Enrique Lopes, de 46 anos.

O representante comercial, Andrius Antônio, de 39 anos, participou pela primeira vez da semana Hermilo. "Sou louco por teatro e fascinado pela cultura popular. Já conhecia o homenageado, mas agora quero ler todos os seus livros."

"Já assisti este filme mais de quatro vezes a produção é maravilhosa. Para completar Hermilo é uma sumidade, por isso essa semana é um sucesso há tanto tempo", disse o técnico de cinema há 40 anos, José Hildo, de 73 anos. 

Antes da exibição do filme, o escritor Fernando Monteiro falou sobre o filme O Canto do Mar e a importância de Hermilo Borba Filho para os diálogos. "O filme, provavelmente, seria muito diferente se não fosse o roteiro de Hermilo. Alberto Cavalcanti é um diretor de enorme talento, mas era um cidadão do mundo com o perfil britânico. Portanto, precisava de um roteirista que tivesse uma alma humanista e solidária como o contista para  fazer a refilmagem do filme Em rade em terra brasileira. Concordo plenamente com a definição do cineasta mineiro Geraldo Veloso quando ele diz que o Canto do Mar é realismo trágico e que antecipa o cinema novo. Não podemos esquecer que esse realismo trágico, apelidado por Veloso, vai ressoar no realismo mágico que Hermilo mais tarde vai trazer como escritor, ou seja, existe um elo que se forma e tudo faz sentido”, concluiu o cineasta.

 

PROGRAMAÇÃO – Hoje (13), a programação continua no Teatro Apolo com a encenação do espetáculo A Gloriosa Vida e o Triste Fim de Zumba sem Dente, adaptação de Carlos Carvalho do conto hermiliano O Traidor. No elenco: Mario Miranda, Flávio Renovatto, Daniel Barros e Andrezza Alves, além da exposição Hermilo 100 anos, em cartaz no Teatro Hermilo.

Na sexta (14), Mucurana, o Peixe será novamente encenado, a partir das 19h. E no sábado (15), encerrando a programação, mais um conto de Hermilo ganha os palcos, a partir das 19h. O espetáculo A Rã, adaptado e dirigido por Luiz Manuel, a partir do conto de mesmo nome escrito por Hermilo, será encenado pelo Coletivo Caverna, com os atores Claudio Lira e Raimundo Branco.

Sobre Hermilo – Um dos autores e homens de teatro mais atuantes e inventivos do Nordeste, Hermilo Borba Filho, nascido no Engenho Verde, da cidade de Palmares, em 1917, tinha enorme e declarado apreço pela cultura e pelas tradições nordestinas. Escritor, encenador, professor, crítico e ensaísta, foi diretor artístico do Teatro do Estudante de Pernambuco e fundador do Teatro Popular do Nordeste, além de ter deixado uma profícua produção literária, de Palmares para sempre.

 

Programação da Semana Hermilo


Dia 13 (Quinta-feira)

A partir das 10h – Exposição Hermilo 100 anos
19h – Espetáculo A Gloriosa Vida e o Triste Fim de Zumba sem Dente, no Teatro Hermilo Borba Filho

Dia 14 (Sexta-feira)

A partir das 10h – Exposição Hermilo 100 anos
19h – Espetáculo Mucurana, o Peixe, no Teatro Hermilo Borba Filho

Dia 15 (Sábado)

A partir das 10h – Exposição Hermilo 100 anos
19h – Espetáculo A Rã, no Teatro Hermilo Borba Filho