NOTÍCIAS

Administração | 13.08.14 - 10h35

Recife Participa realiza plenárias todos os dias desta semana

Foto: Inaldo Lins/ArquivoPCR

Nesta semana, o Fórum Microrregional do Recife Participa promove cinco plenárias, passando por diferentes cantos da cidade e encerrando a rodada de 18 plenárias realizadas em todas as Microrregiões Político Administrativas. Desde o dia 22 de julho, o novo Programa de Participação Social vêm rodando a cidade realizando encontros nos quais a população questiona, critica e faz sugestões diretamente ao secretariado da Prefeitura do Recife em plenárias temáticas. Até o momento, foram realizados 13 encontros reunindo quase três mil pessoas e discutindo temas como Saúde, Educação, Habitação e Infraestrutura.

Na segunda-feira (1º), o encontro terá como tema Habitação para a MR 2.1 (Arruda, Campina do Barreto, Campo Grande, Encruzilhada, Hipódromo, Peixinhos, Ponto de Parada, Rosarinho e Torreão) e será no Centro de Organização Comunitária de Chão de Estrelas, a partir das 19h. No dia seguinte, a população da MR 5.3 (Barro, Coqueiral, Curado, Jardim São Paulo, Sancho, Tejipió e Totó) discute Lazer e Esporte, diretamente com os secretários das pastas, na Escola Padre José Mathias Delgado, em Jardim São Paulo.

Na quarta-feira (3), é a vez da Microrregião 3.2 (Alto José Bonifácio, Alto José do Pinho, Mangabeira, Morro da Conceição e Vasco da Gama) receber uma plenária. A reunião será na Quadra Esportiva Vasco da Gama e o tema será Educação. Na quinta (6), a Escola Oswaldo Lima Filho, no Pina, sedia uma plenária sobre Saúde para a Microrregião 6.1 (Boa Viagem, Brasília Teimosa, Imbiribeira, Ipsep e Pina).

Por fim, a atual rodada de plenárias do Fórum Microrregional do Recife Participa se encerra com um encontro sobre Habitação, com a presença do secretário Romero Jatobá, no Coque. A reunião será na Escola Municipal Costa Porto, sempre às 19h.

O fim do ciclo, no entanto, não encerra as atividades do Fórum, que é permanente. Na instalação do Fórum e Conselho, as Microrregiões elegeram três temas prioritários que renderão ainda duas rodadas de plenárias, que serão marcadas nas próximas semanas. Além disso, os coordenadores eleitos por votação direta pela população têm autonomia para convocar plenárias do Fórum a qualquer momento.

Todas as atividades do Fórum são registradas em áudio e vídeo. O material será decupado e sistematizado pela equipe técnica das Secretarias de Governo e Participação Social (Segov) e Planejamento e Gestão (Seplag) para que as demandas oriundas da população sejam deliberadas dentro da gestão e as respostas sejam entregues aos cidadãos.

HISTÓRICO – Em 2013, a Prefeitura do Recife lançou o novo modelo de Participação Social da Prefeitura do Recife, denominado de Recife Participa, que pretende ampliar e qualificar a gestão participativa e o controle social no Recife. A primeira atividade do programa foi convocar a sociedade para o Seminário Recife Participa, em julho do ano passado. Na ocasião, mais de duas mil pessoas discutiram com todo o secretariado os assuntos da cidade, em mesas temáticas. As demandas discutidas no Seminário do Recife Participa foram incluídas na Lei Orçamentária Anual de 2014 e no Plano Plurianual 2014-2017, ambos aprovados pela Câmara Municipal do Recife.

A etapa seguinte foi a instalação dos Fóruns Microrregionais e Conselhos Regionais. Os Fóruns e Conselhos são as instâncias permanentes de participação popular previstas no Recife Participa. A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Governo e Participação Social, percorreu as 18 Micorregiões Político-Administrativas da cidade para eleger através de votação direta os coordenadores dos Fóruns e os Conselheiros Regionais do Recife Participa. Nesta rodada, também foram eleitos os temas prioritários para cada Microrregião, que serão discutidos com a presença dos secretários de cada pasta, nas plenárias dos Fóruns Microrregionais. Mais de 14 mil pessoas participaram deste processo.