Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 13.08.16 - 15h29

Prefeitura do Recife promove curso de informática intermediária no Compaz

Quarenta alunos passarão por aulas de inclusão digital e serão preparados para o mercado de trabalho

 

Navegação na internet, computação em nuvem e características do Word são alguns dos assuntos que estão sendo ensinados aos quarenta alunos do curso de informática intermediário, no Compaz Governador Eduardo Campos, no bairro do Alto Santa Terezinha. As aulas tiveram início neste sábado (13), às 9h, na biblioteca Afrânio Godoy, e seguem até outubro. Ao todo, serão 10 encontros, sempre aos sábados, com 20 alunos por turma. A ação é promovida pela Prefeitura do Recife, por meio das Secretarias de Desenvolvimento e Empreendedorismo e Segurança Urbana, em parceria com a pasta municipal de Educação. O curso está sendo ministrado pelo Instituto de Inovação Tecnológica EmbarqLab. 

O objetivo da formação, segundo a secretária executiva de Ciência e Tecnologia da Secretaria municipal de Empreendedorismo, Nair Alcoforado, é não só fomentar a inclusão digital, mas também verificar as potencialidades da comunidade e prepara-los para o mercado de trabalho. A seleção dos participantes foi realizada através da Jornada Compaz, uma articulação da pasta de Empreendedorismo com as cinco escolas municipais e estaduais do entorno junto ao cadastro da Sala do Empreendedor localizada no Centro. O curso é destinado para maiores de 15 anos. Em outubro, estão previstas novas turmas. Cerca de 100 pessoas já estão na lista de espera para a formação. 

Vinícius dos Santos e Andréia Priscila, de 16 e 15 anos respectivamente, gostam de desenhar animes, animações japonesas que estão em alta na internet. Os dois são alunos do 1° ano da Escola estadual Mardônio Coelho, na Bomba do Hemetério, e participam do curso. Além de gostar de desenhar, Vinícius pretende trabalhar com edição de vídeos e acredita que as aulas poderão ajuda-lo a se profissionalizar. “Vou aprender muitas coisas e que elas podem me ajudar a arranjar um bom emprego. Queria aprender a fazer animação. Já desenho, mas queria aprender a fazer elas se mexerem no computador”, disse o estudante.  

Já para Cristiane Correia, de 35 anos, moradora do Córrego São Sebastião, as aulas servirão como reciclagem. “Estou desempregada e o que se pede muito são esses conhecimentos de informática. Aqui, vou me atualizar. Já que estão dando essa oportunidade, vou aproveitar!”, comentou. Ao final do curso, os alunos assistirão a uma palestra sobre empreendedorismo que será ministrada pela Sala do Empreendedor do Compaz. 

O EmbarqLab está estudando o perfil da comunidade do Alto Santa Terezinha e dos seus empreendimentos. O foco é ter um perfil das potencialidades dos moradores do bairro e do entorno e com isso direcionar as próximas formações para fortalecer essas qualidades. Para o presidente do Instituto, Caio Barbosa, o primeiro passo é a informática principal, depois será realizada uma pesquisa que verificará o impacto que as aulas causam na vida dos participantes e na comunidade. “Na conclusão do curso, iremos fazer uma apresentação de slides onde cada aluno terá que mostrar a sua comunidade. Estamos buscando esse olhar da população em relação a comunidade para moldar os próximos cursos de acordo com as potencialidades das pessoas e do bairro”, finalizou.