Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 13.09.18 - 18h27

Recife celebra Dia Nacional do Frevo

img_alt

A data será festejada amanhã (14), com apresentação musical no Paço do Frevo, ao meio dia, e na próxima quarta-feira (19), na Escola de Frevo, com apresentação de música e dança. (Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR)

 

O frevo, Patrimônio Imaterial da Humanidade, não cabe numa data só. Espalha-se calendário afora, convidando o ano inteiro ao passo. Além do Dia Estadual do Frevo, celebrado a cada 9 de fevereiro, a música, a dança e a história pernambucanas também são festejadas em todo o Brasil, no Dia Nacional do Frevo, comemorado amanhã, 14 de setembro. E o Recife não poderia ficar de fora dessa festa.
 
No Paço do Frevo, equipamento gerido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, o Quinteto Arraial se apresenta de graça, a partir das 12h, dedicando seus cinco saxofones ao frevo de rua, a mais popular e contagiante faceta do frevo. A apresentação será na entrada do Paço, no salão em que funciona o Café Malakoff.
 
Mas no equipamento onde a história do frevo faz morada, dedicado à documentação, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais brasileiras, todo dia é do frevo. Nestes sábado (15) e domingo (16), das 14h às 17h, os visitantes também estão convidados a cair no passo, numa vivência de 10 passos do enorme acervo produzido nas ruas, desde que a polca, o dobrado, a marcha e o jazz se misturaram, dando origem à música que foi buscar na capoeira inspiração para ser coreografada. No fim de semana, o Paço do Frevo funciona das 14h às 18h e os ingressos custam R$ 8 e R$ 4 (meia). O museu fica na Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife.
 
Na Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges, também conhecida como Escola de Frevo do Recife, que já formou muitas gerações de passistas desde que foi criada, em 1996, a festa será na próxima quarta-feira (19), às 15h. Na ocasião, haverá um concerto aula do Quarteto Encore, acompanhado por um solo de Nicole Nascimento, 14 anos, aluna da escola e do Instituto de Música Dom da Paz.  
A Escola de Frevo atende hoje um total de 600 alunos, que recebem aulas gratuitas, divididos em 30 turmas, nos turnos da manhã, tarde e noite.  A escola fica na Rua Castro Alves, 440, Encruzilhada.
 
Dia Estadual do Frevo – No último dia 9 de fevereiro, o frevo ganhou festa em dobro no Recife. Para celebrar o Dia Estadual do Frevo e a abertura oficial do Carnaval do Recife, o palco do Marco Zero, o maior de toda a folia momesca na cidade, recebeu o espetáculo Frevo do Mundo, musical, estrelado pela nova e velha guarda do frevo, com elenco formado por nomes como Antônio Nóbrega, Maestro Forró, Spok, Banda de Pau e Corda, André Rio, Almir Rouche, Marrom Brasileiro, além do Quinteto Violado, que fez as vezes de mestre de cerimônia do espetáculo, junto com a orquestra do Maestro Duda, um dos mais fiéis sinônimos de frevo no vasto dicionário musical pernambucano.