NOTÍCIAS

Cultura | 13.10.14 - 16h51

Robôs e estudantes participam da abertura da 9ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia

Cerca de 500 alunos da Rede Municipal foram recepcionados por dez robôs humanoides e assistiram a espetáculo de contação de histórias. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

Dez robôs humanoides do Programa Robótica na Escola fizeram a abertura da 9ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia do Recife, na manhã desta segunda-feira (13), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena. Cerca de 500 estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife viram a apresentação de maracatu feita pelos robôs e assistiram ao espetáculo Histórias Cantadas, realizado pelo grupo de contação de histórias do Núcleo de Atividades Culturais (NAC), da Secretaria de Educação do Recife. O evento promovido pela Prefeitura do Recife tem como tema ‘Recife: cidade educadora, tecnológica e do futuro’. O objetivo é incentivar a discussão sobre a cidade, aliando diversão e conhecimento em diversos pontos da capital pernambucana.

O secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano do Recife, Antônio Alexandre, destacou a relevância do evento para os alunos. "Estamos todos empenhados em despertar o interesse dos estudantes da Rede Municipal. Esperamos que eles entendam que a ciência e a tecnologia estão ao alcance de suas mãos e que podem ajudá-los a realizarem seus sonhos, contribuindo para a construção de uma bela carreira no futuro".

Francisco Luiz dos Santos, secretário-executivo de Tecnologia na Educação da Secretaria de Educação do Recife, afirmou que esta edição da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia será mais interativa. "Desta vez os alunos vão poder participar de maneira mais efetiva, por meio de concursos. Nosso objetivo é popularizar as ciências e tecnologias entre os jovens da Rede Municipal. Para que o País se desenvolva, precisamos incentivar esses estudantes, trazendo os conhecimentos que estão nas universidades para o dia-a-dia deles, desmistificando as complexidades. Esse tipo de incentivo vai ser promovido durante o ano todo nas escolas e creches do Recife", reforçou o secretário e professor.

A secretária de Cultura do Recife, Lêda Alves, ressaltou a importância de incluir atividades culturais na programação do evento. "É preciso que a cultura esteja junto desse processo educacional. A cultura é um elemento vivo e visceral que liga, aproxima e conduz as pessoas. Nós pertencemos a um região rica culturalmente, então vai ser fácil juntar projetos da Semana Municipal de Tecnologia com os belíssimos espaços culturais da cidade".

Luiz Henrique Viegas, secretário-executivo de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, esteve presente na abertura do evento e falou da necessidade de estímulo aos estudantes. "Nossos jovens têm inspirações e aspirações e é preciso incentivá-los a serem pesquisadores. Aqui nós temos a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade de Pernambuco (UPE) que são referências nas áreas de pesquisas no País. É preciso ampliar o nosso material humano em três vezes para podermos concorrer com os países que estão competindo economicamente conosco."

O evento conta com a cobertura dos jovens repórteres do projeto Imprensa Mirim, que também fizeram vídeos na Campus Party Recife. Um dos oito participantes é o estudante Caio César Pereira, do 9º ano da Escola Municipal Antônio de Brito. "Já participei de outras edições da Semana de Tecnologia, mas agora é diferente, pois estou curtindo filmar e editar vídeos do evento. Espero que eu e meus colegas possamos aprender muito nesta semana", disse o aluno.

COMPETIÇÕES - Os estudantes que participam da 9ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia vão competir em dois concursos internos: um para produzir vídeos de animação em Stop Motion (técnica que utiliza a sequência de fotografias de um mesmo objeto) e outro para programar robôs de peças LEGO. Os vencedores vão ganhar uma bicicleta como premiação do primeiro lugar. O resultado da competição será divulgado na manhã da próxima sexta-feira(17), durante o encerramento da programação.

Nesta terça-feira (14), os alunos da Rede Municipal vão participar de oficinas de produção de vídeos e de robótica, atividades no Barco Escola Águas do Capibaribe e visitas guiadas ao Jardim Botânico, ao Cais do Sertão e ao "Recife Antigo Tecnológico", promovido pela Secretaria de Turismo e Lazer através do programa Olha! Recife.

A Semana Municipal de Ciência e Tecnologia é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano do Recife, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, Cultura, Meio Ambiente e Turismo e Lazer.