Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 13.10.17 - 13h04

Programação da PCR alusiva ao Dia das Crianças continua na segunda-feira

A Terceira Semana do Brincar levará atividades recreativas, aulões de dança e palestras para crianças e adolescentes da cidade até a próxima sexta-feira

 

Depois de uma semana de atividades em comemoração ao Dia das Crianças, a Prefeitura do Recife dá continuidade às atividades alusivas à data na segunda-feira (16) e segue até o fim do mês. De segunda a sexta-feira (20), a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH), juntamente com as Secretarias de Educação, Saúde e Turismo, Esportes e Lazer, com apoio da Delegacia de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), realiza a Terceira Semana do Brincar. Com o tema “Online ou offline: o importante é brincar juntos”, a semana terá brincadeiras, aulões de dança e palestras para diferentes públicos, como as crianças e os adolescentes que estudam na rede municipal de ensino do Recife, que vivem nas casas de acolhimento institucional da PCR, que são atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), entre outros.

Na segunda-feira (16), as crianças e adolescentes que vivem na Casa de Acolhida do Cordeiro, da PCR, vão ter uma tarde de diversão com brincadeiras, aulão de dança, pintura no rosto, pula-pula e dramatização literária. Na terça (17), a PCR levará um aulão de dança para as adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Feminino Santa Luzia, do Governo do Estado, localizado na Iputinga.

Na quarta-feira (18), as crianças e os adolescentes em situação de vulnerabilidade social que praticam esportes no Sport Clube do Recife através de uma parceria com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da PCR vão participar de bate papo e exposição sobre a história do videogame na sede do clube. Já na quinta (19), os alunos da Escola Municipal do Coque é que vão participar das brincadeiras, jogos de tabuleiro, pintura no rosto e dramatização literária.

Na sexta-feira (20), a PCR realiza a palestra “Do brincar que cala ao brincar que fala", no Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), nas Graças. Os palestrantes João Villacorta e Alexandre Nápoles falarão da importância da interação das crianças com os pais e responsáveis durante as brincadeiras para o fortalecimento de vínculos familiares. Neste mesmo dia, a PCR realizará a ação “Brincando também se inclui”, oferecendo banho de mar assistido e atividades recreativas para crianças com deficiência na arena do projeto Praia sem Barreiras, na Praia de Boa Viagem.

EMPULSEIRAMENTO – Na manhã do sábado (21), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos vai distribuir pulseiras de identificação para as crianças que estiverem na Praia do Pina, para prevenir o desaparecimento. O objetivo da ação de empulseiramento é estimular os pais a colocarem as pulseiras com nome e telefone dos responsáveis sempre que forem com os filhos para locais de grande circulação de pessoas, para facilitar a localização dos pequenos, caso se percam. A atividade promovida pela Gerência da Criança e do Adolescente do Recife conta com o apoio da Secretaria da Defesa Social de Pernambuco (SDS) e do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA). Ações de empulseiramento como esta já foram realizadas na Praia de Boa Viagem, no carnaval, no Sítio da Trindade durante o período junino, no Parque da Jaqueira, entre outros.

SEMINÁRIO - A programação do Mês das Crianças só se encerra no dia 31 de outubro, com o Seminário Internacional Itinerante da Primeira Infância e Cultura da Paz, no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções, em Olinda. As palestras serão ministradas por nomes de peso na área da primeira infância, como o professor Vital Didonet, que é assessor legislativo da Rede Nacional da Primeira Infância, a psicóloga e professora Jaqueline Wendland, que ensina na Universidade Paris Descartes; a psicóloga e professora Sandra Cabral, da Universidade Federal Fluminense, e o pediatra e neonatologista Laurista Corrêa, do Distrito Federal. Em paralelo, na área externa do Teatro Beberibe, haverá a exposição “Infância e paz: laços afetivos na primeira infância”, produzida pela Comissão da Primeira Infância e Cultura da Paz do Senado Federal.

 

PROGRAMAÇÃO

 

 

DATA

AÇÃO

LOCAL


Segunda(16/10) - 14h às 16h

 

Brincadeiras, jogos, aulão de dança,pintura no rosto, pula-pula e dramatização literária para crianças eadolescentes


Casa de Acolhida Cordeiro

Rua: Alaíde, n° 381, Cordeiro.

 


Terça (17/10)

14h às 16h


Aulão de Dança para adolescentes do CASE Santa Luzia

 


CASE Santa Luzia

Av. Mário Alvares Pereira de Lira, n° 1.313,Iputinga.


Quarta (18/10)

14h às 16h


Bate-papo e exposição sobre a história do videgoame para crianças e adolescentes do SCFV.


Sport Clube do Recife


Quinta (19/10)

14h às 16h

 

Brincadeiras, jogos de tabuleiro, pintura no rosto e dramatização literária para alunos da Escola Municipal do Coque.

 

 

Escola Municipal do Coque 
Rua Mirandópolis, n° 35, Ilha Joana Bezerra.


Sexta (20/10)

8h às 12h


Palestra: "Do brincar que cala aobrincar que fala". Palestrantes: João Villacorta e Alexandre Nápoles. Aberta ao público.

 

 

 

Uninassau

Rua Fernando Lopes, n° 778, Graças. Auditório Capiba (colado com o Bloco C)

 


Sexta (20/10)
9h às 12h


“Brincando também se inclui” - Banho de mar assistido e atividades recreativas para crianças com deficiência.


Arena do projeto Praia sem Barreiras, na Praia de Boa Viagem, na altura da Rua Bruno Veloso, do posto 7.

 

Sábado (21/10)
9h às 11h

 

 

Distribuição de pulseiras de identificação para crianças


Praia do Pina


Terça-feira (31/10)

8h às 18h


Seminário Internacional Itinerante da Primeira Infância e Cultura da Paz. Aberto ao público

 

Teatro Beberibe, no Centro de Convenções, em Olinda.