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Cultura | 13.11.12 - 13h01

Aplicadores da prova do Saepe participam de capacitação no Centro Paulo Freire

[caption id="attachment_28296" align="alignleft" width="334"] Cerca de 28.700 estudantes da rede devem participar do processo. Foto: José Alves[/caption]

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife (SEEL), capacita nesta terça-feira (13), 220 coordenadores e 1805 aplicadores que irão orientar os estudantes na aplicação da prova do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe) no município. O treinamento acontece no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, até as 17h.

De acordo com a titular da Gerência de Estatística, Avaliação e Pesquisa da SEEL, Mônica Moraes, os cerca de 28.700 estudantes da rede municipal, dos 3º, 4º e 9º anos do Ensino Fundamental devem participar da avaliação. “Todos os nossos alunos, que comparecerem no dia da aplicação, inclusive os que possuem necessidades especiais, irão fazer a prova. Caso haja necessidade serão destinados aplicadores exclusivos para esses estudantes especiais, mas todos terão o direito de contribuir com o processo”, ressaltou.

As provas serão realizadas no dia 21 de novembro, serão entregues no início das aulas de cada turno e terão duração máxima de duas horas. Os alunos responderão às questões de língua portuguesa e matemática, para avaliar o nível de conhecimento das duas disciplinas.

Já em sua oitava edição, o Sistema busca reunir resultados e indicadores de taxas de aprovação, repetência e abandono, que são verificadas pelo censo escolar, para medir o desempenho do estudante e a eficiência da unidade de ensino. Todos esses dados servem para constituir o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE) que tem o objetivo de analisar o andamento de cada escola e associar os resultados da avaliação às políticas de incentivo com a intenção de reduzir as desigualdades e elevar o grau de eficácia da escola.

SAEPE- O SAEPE é um Sistema que visa diagnosticar o desempenho dos estudantes em diferentes áreas do conhecimento e níveis de escolaridade, bem como subsidiar a implementação, a (re) formulação e o monitoramento de politicas educacionais, contribuindo ativamente para a melhoria da educação no Estado. Foi estruturado pela Secretaria de Educação do estado no ano de 2007, mas se estende aos alunos dos municípios.