NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 13.11.15 - 16h17

Semana Global do Empreendedorismo promove atividades gratuitas no Recife

Programação acontece entre os dias 16 e 22/11 em polos descentralizados

Uma semana inteiramente dedicada ao fomento, fortalecimento e disseminação da cultura empreendedora no Recife. É com esse propósito que a Prefeitura do Recife promove a Semana Global do Empreendedorismo, entre os próximos dias 16 e 22 de novembro. Palestras, mesas temáticas, workshops e oficinas vão se espalhar por sete polos descentralizados durante o evento que é um movimento mundial encabeçado pela Endeavor – considerada uma das principais organizações de fomento ao empreendedorismo no mundo –, que convidou a Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo do Recife para coordenar o comitê local do evento, mobilizando instituições acadêmicas, iniciativa privada, ONGs e poder público a se engajarem na realização de atividades voltadas para a temática.

Dentro da extensa programação, o grande destaque será a palestra magna, que acontece na terça-feira (17), às 9h, no auditório da Poli/UPE (Rua Benfica, 455, Madalena). O evento contará com as palestras do prefeito do Recife, Geraldo Julio; do presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça; e do presidente da Deloitte, José Emílio Calado. O painel sobre trajetórias empreendedoras será mediado pelo representante da Endeavor Brasil, Pablo Ribeiro. Na quarta-feira (18), em parceria com a Junior Achievement, será promovido o projeto Empresário Sombra Por Um Dia, em que estudantes terão a oportunidade de acompanhar a rotina de trabalho de alguns secretários municipais, a partir das 8h.

Forte das Cinco Pontas, Banco Central, Instituto JCPM, Associação Comercial de Pernambuco (ACP), Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), Econúcleo Jaqueira e Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-PE) são os polos descentralizados da Semana Global do Empreendedorismo. "O papel da nossa secretaria é de facilitador e de articulador para construir oportunidades para os empreendedores. Por isso, convidamos instituições para fortalecer esse ecossistema no Recife com as mais diversas ações para disseminar o empreendedorismo", explicou a secretária de Desenvolvimento e Empreendedorismo do Recife, Roseana Amorim.

A programação do Polo Banco Central (Rua da Aurora, 1259, Santo Amaro) será coordenada pelo Fora da Caixa, entre os dias 16 e 17 de novembro, das 9h às 17h, com atividades direcionadas a jovens do ensino fundamental e médio da rede pública. No auditório do local, haverá paineis sobre o empreendedorismo inserido em diversas temáticas como educação, música, ambiente digital, entre outras.

Já a programação do Polo Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, será coordenado pelo Papo de Universitário, com atividades voltadas para jovens universitários de 18 a 20 de novembro, das 9h às 17h, sobre temas como negócios de impacto social, carreira, gestão e marketing, oratória, entre outros.

Empresários e lojistas são o foco do Polo Instituto JCPM (Avenida República do Líbano, 251, Pina), que promove palestras e workshops, entre 16 e 18 de novembro, das 8h às 18h. Inteligência emocional, criatividade empreendedora, a importância da proteção das marcas e patentes, marketing e empreendedorismo, comunicação e liderança, empreendedorismo social, workshop para desenvolvimento pessoal e de negócios são algumas dos assuntos que serão abordadas no local.

De 16 a 21 de novembro, a Associação Comercial de Pernambuco (Praça Rio Branco, 18, Marco Zero), sempre das 18h30 às 21h, promove mesas temáticas sobre proteção de marcas e patentes, economia criativa, associativismo, gestão de pessoas e outros temas. No dia 22 de novembro, o local recebe o encerramento da Semana Global do Empreendedorismo, das 15h às 18h.

No dia 17 de novembro, a Jucepe (Rua Imperial, 1600, São José) recebe o Fórum Municipal da Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Microempreendedores Individuais (MEI), além de palestras voltadas para esse público, das 8h às 17h. Oficinas e bate papo sobre empreendedorismo social e musical serão realizados no Econúcleo do Parque da Jaqueira, no dia 21 de novembro, das 14h às 16h. No Polo Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-PE), a programação será realizada antecipadamente no dia 13 de novembro, das 8h às 16h, no Parque 13 de Maio, com orientações sobre empreendedorismo, empregabilidade, mercado de trabalho, entre outros temas.

Algumas atividades descentralizadas também estão integradas à programação da Semana Global do Empreendedorismo: a Sala do Empreendedor nos Bairros, de 16 a 20 de novembro, a partir das 18h, na Escola Profissionalizante do Bongi; o Acontece Empreendedorismo, no dia 19 de novembro, às 11h, no Recife Antigo; a palestra Introdução ao Mundo dos Negócios para alunos da Escola Estadual Maria Amália, no dia 18 de novembro, das 14h às 18h, ministrada pela Junior Achievement; o lançamento da Rede Ela Empreendedora, no dia 17 de novembro, às 18h30, no auditório da Livraria Cultura do Shopping RioMar, além de palestras ministradas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) nas Escolas Municipais de Tempo Integral, de 16 a 20/11.

Confira a programação detalhada da Semana Global do Empreendedorismo

Programação UFRPE / Sebrae