NOTÍCIAS

Turismo | 13.11.15 - 19h08

Um concerto para o Recife Sagrado

Aniversário de um ano do projeto, que já atendeu mais de 35 mil pessoas, foi celebrado com música na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Recife

O primeiro aniversário do projeto Recife Sagrado, que apresenta a visitantes e recifenses os tesouros guardados por um dos mais ricos conjuntos da arquitetura sacra do País, foi celebrado nesta manhã, com um concerto na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Recife.

Há, de fato, muito o que comemorar. Em um ano, o projeto oferecido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, atendeu 35.695 pessoas em seis igrejas: Madre de Deus, Capela Dourada, Rosário dos Homens Pretos, Basílica do Carmo, Santa Teresa D'Ávila e Basílica da Penha.

O concerto, executado pela orquestra de cordas Musical Life, contou com peças clássicas, músicas populares e até frevos, como o Madeira que Cupim não Rói. "Uma iniciativa muito legal. O concerto foi lindo. Mas melhor que a música foi saber que a igreja tem monitores que atendem os turistas permanentemente. Isso é muito importante. As pessoas precisam disso: dessa viagem para o passado, para dentro de si. E uma igreja histórica convida a isso", disse Anadir Ramos Savi, que veio de Santa Catarina conhecer a cidade e não se conformou em ficar só batendo perna no comércio. "Fugimos do grupo para conhecer as igrejas do centro. Tivemos uma grata surpresa", completou seu marido, o historiador Anadir Savi.

Recifense "de nascença", Maria Odete, 85 anos, frequentadora assídua da "Rosário dos Pretos", também aprova o Recife Sagrado. "Venho na igreja todo dia. Essa é a minha igreja, que conta a história do meu povo. Uma história que todo mundo devia conhecer. Que bom que agora tem gente pra contar", comemorou.

Monitor do projeto há três meses, Thiago Ferreira, um dos 23 estudantes treinados pela Secretaria de Turismo e Lazer para contar aos visitantes a história das igrejas, apresentando suas riquezas e sutilezas aquitetônicas, comemorava não somente o aniversário do projeto, mas também a possibilidade de fazer parte dele. "A Rosário dos Homens Pretos, por exemplo, eu nunca tinha visitado. São tesouros que muita gente nem conhece, mas devia conhecer. Nós somos a história do lugar onde vivemos. Temos que honrar o que fomos, como começamos."

VISITAÇÃO

Ao longo do primeiro ano do Recife Sagrado, foram recebidos 30.356 recifenses e turistas de procedência nacional e 5.339 estrangeiros. A igreja mais visitada das seis foi a Capela Dourada, que já contabilizou 9.883 atendimentos. Na Santa Tereza D’Ávila da Ordem Terceira do Carmo, foram 7.497 visitantes. Depois, por ordem decrescente de visitação, vieram: a Basílica do Carmo, com 7.125 pessoas atendidas; a Madre de Deus, com 6.238; a Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, com 4.099 e a Basílica da Penha, com 619.