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Educação | 13.11.18 - 11h39

Dia Nacional da Alfabetização – Educação de Jovens e Adultos

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Modalidade oferta vagas para matrículas o ano todo (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

No dia 14 de novembro, o Brasil celebra o Dia Nacional da Alfabetização e, em Pernambuco, dados do IBGE apontam que 1 milhão de pessoas não sabem ler (13,4% da população). Também considerado um problema geracional, na população de 60 anos ou mais o analfabetismo no Nordeste para esta faixa etária é de 38,6%.

Para minimizar o impacto, a rede municipal do Recife oferta a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), destinada a pessoas com 15 anos ou mais e que estudam na rede no período noturno. Hoje, há mais de 8.000 estudantes matriculados na EJA na rede pública do Recife, sendo a metade deles matriculada nos Anos Iniciais, referentes ao ciclo de alfabetização e letramento. O aprendizado é dividido em cinco ciclos de um ano cada, em aulas noturnas, durante as quais os estudantes completam o ensino fundamental em cinco anos em vez dos nove anos regulares.

Para quem se interessar, nunca é tarde para começar As vagas podem ser obtidas diretamente no balcão de 129 das 309 escolas municipais.  Os estudantes também recebem merenda diária e material escolar e as aulas acontecem no período noturno. Para se informar, basta ir até à escola municipal mais próxima de sua residência ou trabalho e pedir informações.

Outras ações de alfabetização na rede municipal do Recife:

Programa de Letramento do Recife (ProLer). Através dele, as crianças começam a ter contato com a leitura na Educação Infantil, com base em métodos que estimulam a criatividade e a autoria dos estudantes para desenvolver habilidades de leitura e escrita. Atualmente, o Proler envolve 30 mil estudantes do grupo 4 da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental.

A nova metodologia em sala de aula na rede como um todo tem como base inspiradora a obra da livre-docente Magda Soares, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Trata-se de um profundo trabalho de diagnose e aplicação de conteúdos direcionados aos estudantes de forma personalizada, com suporte de material elaborado pela própria rede. Implantada este ano, a metodologia já é aplicada em boa parte das escolas, contemplando 25.771 estudantes e 1.276 turmas da Educação infantil e anos iniciais. Para tanto, os professores são acompanhados por uma equipe pedagógica exclusivamente dedicada a este trabalho, que analisa a progressão e evolução dos estudantes e seus diversos estágios.

Superação - Outro objetivo do Proler é reduzir o número de estudantes não alfabetizados ou analfabetos funcionais ao término da Educação Básica. Para isso, a PCR lançou, em 2015, o Projeto Superação, voltado a cerca de cinco mil alunos do 3° ao 5º ano do Ensino Fundamental. O Superação se dá nas 40 escolas municipais que não tiveram bom desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). As atividades do Superação são desenvolvidas duas vezes por semana, no horário regular das aulas de português. Nelas, os alunos são divididos em três grupos, de acordo com seu nível de dificuldade na aquisição do Sistema de Escrita Alfabética (SEA): inicialização da alfabetização (estudantes na fase pré-silábica), aprofundamento da alfabetização (fase silábica) e consolidação da alfabetização (fase alfabética). O Superação foi baseado no Projeto Pipa, desenvolvido pela equipe da Escola Municipal do Engenho do Meio.

Monitoramento pedagógico - Os resultados das escolas e creches municipais são avaliados bimestralmente pela equipe de monitoramento pedagógico da Secretaria de Educação do Recife. Para isso, foi feita uma rigorosa seleção de coordenadores pedagógicos e, a partir de 2016, mais de 90% das unidades de ensino municipais passaram a contar com coordenadores

Brinqueducar - contempla jogos didáticos, brinquedos e livros infantis destinados a crianças de 0 a 5 anos. No total, o programa atenderá 235 unidades de ensino da rede municipal e 17 mil crianças serão contempladas com o Brinqueducar. Além do kit para escolas, o aluno também levará livros para casa. Distribuídos em quatro eixos pedagógicos, os itens estimulam o raciocínio lógico, aspectos psicomotores, percepções visual e auditiva, além de coordenação motora. O objetivo da ampliação do acervo literário das crianças é contribuir para o processo de formação dos pequenos leitores, favorecendo a imaginação, criatividade, interpretação de imagens e o desenvolvimento da oralidade. O estímulo à prática prazerosa da leitura, com a ajuda das famílias, vai contribuir para a efetivação da meta do Programa de Letramento do Recife (ProLer), que visa alfabetizar os alunos da rede municipal até os 6 anos de idade – dois anos a menos do que o preconizado pelo Ministério da Educação (MEC).