Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Juventude | 13.11.21 - 22h53

Festival da Juventude do Recife movimentou o Parque Santana com atividades musicais e esportivas neste sábado (13)

img_alt

Neste domingo (14), chega ao fim a programação de oito dias. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

O evento, organizado pela Secretaria Executiva de Juventude do Recife, levou mais um dia de atividades gratuitas para os jovens recifenses.

 

O penúltimo dia de programação do Festival da Juventude do Recife animou a tarde e a noite do Parque Santana Ariano Suassuna, na Zona Norte do Recife. Neste sábado (13), a 4ª edição do evento contou com apresentações de DJ, encontro de esportes radicais e uma feira de empreendedores jovens. A ação é realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Juventude (Sejuv), que faz parte da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife. O Festival da Juventude ainda terá programação neste domingo (14), a partir das 8h, na Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife. 

 

A juventude recifense em peso marcou presença no Parque Santana neste sábado. A feira de empreendedores jovens contou com produtos para todos os gostos: artesanatos, comida, roupas, plantas e diversos outros. Rolou batalha de All Style, onde os competidores deram o melhor de si para cativar a plateia e acertar o ritmo do breakdance com as batidas do som. Teve também uma competição de best trick de skate e patins na pista. Tudo isso embalado de muito som e animação. 

 

"É uma grande felicidade ver o penúltimo dia do Festival da Juventude contar com um público tão animado. A nossa programação teve início em 7 de novembro e só termina amanhã. Foram oito dias de programação para fomentar a cultura e o lazer e fortalecer a ocupação dos espaços públicos pelos jovens recifenses", ressaltou Marcone Ribeiro, secretário-executivo da Juventude do Recife.

 

O evento no Parque Santana também contou com serviços da Secretaria de Saúde do Recife. Além do mutirão da vacinação contra a covid-19, onde a população poderia chegar e se vacinar sem agendamento, teve também testagem de covid-19 e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

 

Morador do bairro de Casa Amarela, Lucas Batista, de 26 anos, foi conferir as ações do Festival e aproveitou para tomar a primeira dose da vacina. "Demorei para me vacinar porque, além de ter a rotina muito puxada, tenho medo de agulha. Mas decidi que não dava mais para adiar se eu quisesse participar de eventos como esse, que tem bastante gente. Com a vacina me protejo e protejo os demais", contou Lucas. 

 

FESTIVAL DA JUVENTUDE - Neste domingo (14), às 8h, um passeio ciclístico inclusivo tem início com concentração na Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife. A iniciativa pretende dar visibilidade à inclusão dos jovens com deficiência em atividades esportivas. O passeio guiado seguirá até o Teatro do Parque. 

 

A partir das 10h, começa a última programação da 4ª edição do Festival da Juventude do Recife, no Teatro do Parque. Serão distribuídos 300 ingressos para a sessão de cinema Ver Ouvindo, que irá exibir "Carlota Joaquina: a princesa do Brasil" com audiodescrição para os jovens com deficiência. O filme é uma produção de 1995, com duração de 100 minutos e classificação indicativa de 14 anos. 

 

O Festival da Juventude acontece no segundo semestre do ano desde 2017, com exceção de 2020, devido à pandemia. Em três edições, o evento já alcançou mais de 10 mil pessoas, contando sempre com a colaboração de diversos órgãos públicos e muitas organizações da sociedade civil.