Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 13.12.16 - 13h34

Unidades de saúde da PCR recebem certificação de referência em aleitamento materno

O reconhecimento é inédito no Estado e engloba as atividades de promoção à amamentação

 

Três Unidades de Saúde da Família da Prefeitura do Recife e uma Equipe de Saúde da Família receberão nesta quarta-feira (14) um certificado do Ministério da Saúde por estimularem o aleitamento materno durante as atividades diárias. A cerimônia de entrega acontecerá às 8h30 no Auditório Capiba, no 15º andar do edifício sede da PCR. Na capital, 19 unidades já trabalham com a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil.

As Unidades de Saúde da Família Cabanga (Cabanga), Sítio São Braz (Dois Irmãos) e a Upinha Bongi Novo Prado (Bongi), além da Equipe de Saúde da Família Alto do Reservatório, que atende na USF Diógenes Cavalcanti (Nova Descoberta), destacaram-se na promoção da amamentação e vão receber, de forma inédita em Pernambuco, a certificação nacional.

A Política Municipal de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno da Secretaria de Saúde engloba ainda outros componentes de incentivo à amamentação, entre eles a Iniciativa Hospital Amigo da Criança, em que as três maternidades do Recife fazem parte; o Banco de Leite Humano da Maternidade Bandeira Filho, assim como os postos de coleta de leite humano nas maternidades Barros Lima e Arnaldo Marques, atividades domiciliares de ação em saúde com abordagem em aleitamento materno e alimentação saudável. 

Banco de Leite Humano (BLH) – O BLH da Maternidade Bandeira Filho, localizada em Afogados, foi agraciado com o Certificado de Excelência em Bancos de Leite, na Categoria Ouro, que reconhece o padrão de qualidade do serviço. O prêmio é entregue aos bancos que seguem os padrões internacionais no manejo do aleitamento, levando em consideração a coleta, pasteurização e distribuição.

Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil – é uma estratégia nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS lançada em 2012 que tem como objetivo qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção básica com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos.