Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 13.12.17 - 16h59

Prefeitura do Recife implanta Faixa Azul na Estrada dos Remédios

Com 3,6 km de extensão, novo corredor de ônibus vai beneficiar diariamente cerca de 62 mil passageiros do transporte público

 

A partir da segunda (18), os passageiros do transporte público vão ganhar mais prioridade no sistema viário do Recife. A Prefeitura, através da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), vai implantar uma Faixa Azul na Estrada dos Remédios, na Zona Oeste da cidade. Com 3,6 quilômetros de extensão, a nova faixa vai beneficiar os bairros de Afogados, Ilha da Retiro, Madalena e Torre, facilitando o deslocamento de 16 linhas de ônibus, que transportam cerca de 62 mil pessoas por dia. Essa é a sétima Faixa Azul a entrar em operação desde o início da gestão, totalizando 36,3 km implantados entre 2013 e 2017. Esse número corresponde a um aumento, em apenas cinco anos, de 180% nos quilômetros de faixas exclusivas existentes no município, passando dos 20,51 km, implantados entre os anos de 1980 e 2012, para cerca de 58 km em 2017. Com a Faixa Azul da Estrada dos Remédios, o projeto vai beneficiar, diariamente, cerca de 700 mil passageiros do transporte público na cidade.

A nova Faixa Azul tem início no cruzamento da Estrada dos Remédios com a Rua Alcedo Marrocos, localizado a 200 metros do Terminal Integrado de Afogados, passa pela Avenida Visconde de Albuquerque e finaliza no cruzamento da Rua José Bonifácio com a Rua Vitoriano Palhares, na altura do Atacado dos Presentes, formando um binário com as faixas azuis das ruas Cosme Viana e Real da Torre. Além dos ônibus, também vão ter acesso à Faixa Azul os táxis do município do Recife. Os demais veículos só poderão entrar no corredor quando precisarem realizar conversões e acessar os lotes à direita. A sinalização horizontal vai mostrar aos condutores, quando a linha for tracejada, que é possível entrar na faixa.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca a importância de priorizar a operação do transporte público. "Incentivar o uso do transporte coletivo é uma das principais medidas para melhorar a mobilidade nos grandes centros urbanos e é prioridade máxima da nossa gestão. A Faixa Azul cumpre bem esse papel, pois é garantia de conforto e redução de tempo de viagem para milhares de passageiros. No caso da Estrada dos Remédios, serão realizadas mais de mil viagens e quase 62 mil pessoas beneficiadas, todos os dias", concluiu.

Durante uma semana, os agentes de trânsito vão monitorar o fluxo ao longo da Faixa Azul da Estrada dos Remédios apenas orientando os condutores. Após esse tempo, os motoristas que forem flagrados utilizando a faixa irregularmente estarão passíveis a multa gravíssima, no valor de R$ 293, 47 e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). É importante lembrar que todas as faixas azuis do Recife funcionam de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h.

FAIXA AZUL - Com a implantação da Faixa Azul da Estrada dos Remédios, a atual gestão de trânsito irá alcançar a marca de 36,3 km de Faixa Azul implantados. Atualmente, a ação está nas avenidas Recife, Marechal Mascarenhas de Moraes, Herculano Bandeira/ Domingos Ferreira e Conselheiro Aguiar, além das ruas Cosme Viana e Real da Torre. No total, Recife vai passar a contar com cerca de 58 km de corredor exclusivo para ônibus, somando com as faixas exclusivas que já existiam antes de 2013. Isso representa um aumento de 180% no número de quilômetros de prioridade para o transporte público no Recife desde o início da gestão, quando a cidade possuía pouco mais de 20 km de corredores exclusivos. Quanto à eficiência do projeto, é válido ressaltar que todas as faixas azuis garantiram resultados satisfatórios, gerando uma diminuição significativa no tempo de viagem dos passageiros. O ganho de velocidade média dos coletivos nos corredores beneficiados chega em até 118%, como aconteceu na Avenida Herculano Bandeira, onde a velocidade de 11km/h passou para 24km/h.