Secretaria-executiva de Inovação Urbana

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 13.12.21 - 12h44

Prefeitura do Recife promove programação especial para celebrar o Mais Vida nos Morros na Ilha de Deus

Programação acontece de 13 a 18 de dezembro e promete uma semana recheada de atrações culturais e serviços de saúde

 

A partir desta segunda-feira (13), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, inicia a celebração do programa Mais Vida nos Morros na Ilha de Deus, em parceria com as secretarias de Segurança Cidadã; Saúde; Mulher; Esportes; Primeira Infância; Cultura; Turismo; e Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Adultos, jovens e crianças da comunidade pesqueira terão acesso a uma programação especial, que inclui atividades culturais, recreativas, oficinas e serviços de saúde gratuitos, até o sábado (18). 

 

Para abrir a programação que marca o encerramento dos trabalhos do Mais Vida nos Morros na Ilha de Deus, e o início de um novo ciclo baseado nos conceitos da inclusão e sustentabilidade, a celebração contará com um Piquenique Literário com Contação de Histórias promovido pelo Centro Comunitário da Paz (Compaz), a partir das 14h da segunda. Logo em seguida, às 15h, o sensei Josias Alexandre, junto com os seus alunos, fará uma apresentação de judô. Às 16h, será a vez do mestre capoeirista Vicente Luna iniciar uma roda de capoeira junto com os seus alunos. Ambos os grupos fazem parte do Compaz, que vem ensinando artes marciais para jovens das periferias do Recife. 

 

Com o objetivo de aproximar pessoas que querem contribuir com as transformações que acontecem nas comunidades do Recife, por meio do Mais Vida nos Morros, o Voluntariado Mais Vida abriu oportunidade para 15 voluntários inscritos colocarem a mão na massa. Na terça-feira (14), a partir das 13h, a programação começa com uma caminhada exploratória para conhecer os encantos e as intervenções já realizadas pelo programa, na Ilha de Deus. Em seguida, das 14h às 17h, serão realizadas intervenções lúdicas como jogos e brincadeiras voltadas para as crianças, na Praça Mãe Bel. Para participar de uma próxima ação é só se inscrever através do site: https://linktr.ee/Inovacaourbana .

 

Na quarta-feira (15), a partir das 14h, é a vez da Oficina de Produção de Mudas, com o engenheiro agrônomo Augusto Fernandes, que ensinará como plantar e cuidar de uma muda, e também como produzir vasos e regadores reutilizando garrafas de plástico. Em seguida, às 15h, é a vez da empreendedora social e chef de cozinha, Angélica Nobre, com a Oficina de Culinária Sustentável, que ensina receitas a partir do aproveitamento integral dos alimentos. Ambas as oficinas são ministradas pela Secretaria Executiva de Inovação Urbana, dentro do programa Mais Vida nos Morros, nas comunidades do Recife. A tarde terminará com um Piquenique Comunitário aproveitando as receitas elaboradas por Angélica e pelos moradores. 

 

A programação continua na quinta-feira (16), das 14 às 17h, com serviços gratuitos oferecidos pela Secretaria de Saúde, a Secretaria da Mulher e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Os moradores da Ilha de Deus poderão contar com: vacinação contra a Influenza, teste rápido da Covid-19, aferição de pressão, distribuição de kits de higiene bucal, distribuição de preservativos femininos e masculinos, além de orientações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e as Arboviroses. Para aqueles que possuem animais e ainda precisam imunizar o pet, uma equipe do Centro de Vigilância Ambiental (CVA) estará realizando a vacinação antirrábica em cães e gatos. Os tutores devem levar a carteira de vacinação do animal, mas quem não possui o documento receberá carteirinha no ato da vacinação, com o registro da aplicação e o lote da vacina utilizada na imunização.

 

Na ocasião, também serão oferecidas orientações sobre o programa de Crédito Popular do Recife (Cred Pop), e a realização de cadastro para os interessados em receber o benefício. Mulheres, jovens, negros, pardos e pessoas com deficiência possuem prioridade no programa e poderão se inscrever das 14h às 17h. Além disso, haverá uma vivência de Capoeira para adultos, jovens e crianças, com a professora Shirley Souza, do Programa Recife Ativo da Secretaria de Esportes, a partir das 15h. 

 

Já na sexta-feira (17), a Secretaria-Executiva para a Primeira Infância preparou uma programação voltada para as pequenas e os pequenos. A partir das 14h, às crianças poderão participar da Oficina de Cordel com Mari Bigio, que busca aproximar o público da arte do cordel. Em seguida, às 15h, tem a Oficina de Musicalização para a Primeira Infância com Tio Bruninho. E para fechar o dia, a Secretaria de Cultura traz a Oficina “O Frevo não convida, ele arrasta!” ministrada pelos professores Bhrunno Henrique e Pinho Fidelis. 

 

A celebração do Mais Vida nos Morros na Ilha de Deus se encerra no sábado (18), com atrações que prometem encantar adultos, jovens e crianças. A programação começa às 14h, com a Oficina de Musicalização para Primeira Infância com Tio Bruninho. Logo em seguida, às 15h, vem a apresentação da Orquestra dos Bichos puxando o frevo e as músicas tradicionais do Carnaval. A Orquestra ainda acompanhará a apresentação do Grupo de Animadores Culturais formado pelos artistas Palhaço Gambiarra, Palhaço Peripécia e o malabarista François dos Santos, ambos promovidos pela Secretaria de Turismo. E para finalizar com chave de ouro, a Secretaria de Cultura, através da Fundação de Cultura Cidade Recife, estará levando o folguedo do Boi D’loucos como parte integrante do Ciclo Natalino. 

 

MAIS VIDA NOS MORROS - Criado em 2016, o Mais Vida nos Morros é uma política pública de inovação e resiliência urbana que reinventa a cidade e combate a desigualdade socioespacial a partir da promoção do desenvolvimento sustentável, do protagonismo comunitário e da promoção de um espaço urbano melhor para as crianças nas 545 comunidades de interesse social do Recife. O programa já atendeu 55 comunidades, beneficiando diretamente mais de 54 mil famílias. Muito além dos números, um dos seus principais resultados é a mudança que vem provocando na relação de crianças e adultos com os espaços urbanos e com o meio ambiente.

 

O programa vem se destacando internacionalmente com reconhecimento da ONU-Habitat, da Child in The City e da Bernard Van Leer Foundation. O programa conta com a parceria da empresa Tintas Coral, através do Movimento Tudo de Cor.

 

Confira a programação completa:

 

Segunda-feira (13)

Onde: Praça Eduardo Campos, Ilha de Deus

14h Piquenique Literário

15h Apresentação de Judô

16h Apresentação de Capoeira

 

Terça-feira (14)

Onde: Praça Mãe Bel, Ilha de Deus

13h às 17h Ação do Voluntariado Mais Vida

 

Quarta-feira (15)

Onde: Praça Eduardo Campos, Ilha de Deus

14h Oficina de Produção de Mudas

15h Oficina de Culinária Sustentável

16h Piquenique Comunitário

 

Quinta-feira (16)

Onde: Escola de Remo, Ilha de Deus

14 às 17h Vacinação Contra a Influenza; Bora Testar (Teste rápido de Covid-19); Aferição de Pressão; Orientação sobre ISTs e Distribuição de Preservativos Femininos e Masculinos; Orientação sobre Arboviroses; Orientações e Distribuição de Kits de Higiene Bucal; Vacinação Antirrábica para Cães e Gatos; Orientação e Cadastro no Cred Pop (Crédito Popular do Recife).

15h Vivência de Capoeira com a professora Shirley Souza do Programa Recife Ativo da Secretaria de Esportes

 

Sexta-feira (17) 

Onde: Praça Eduardo Campos, Ilha de Deus

14h Oficina de Cordel para crianças com Mari Biggio;

15h Oficina de Musicalização para Primeira Infância com Tio Bruninho;

16h Oficina “O Frevo não convida, ele arrasta!”, com Bhrunno Henrique e Pinho Fidelis

 

Sábado (18)

Onde: Escola de Remo, Ilha de Deus

14h Oficina de Musicalização para Primeira Infância com Tio Bruninho

15h Apresentação Orquestra dos Bichos e do Grupo de Animadores Culturais

16h Apresentação do Ciclo Natalino com folguedo do Boi D’loucos