NOTÍCIAS

Limpeza Urbana | 14.01.16 - 18h32

Cooperativas ganham novo espaço para o trabalho de coleta seletiva

img_alt

A Emlurb disponibilizou ainda os equipamentos como prensas, elevador de fardo, balanças e caixas para o descarte do material não comercializável.. (Foto: divulgação)

 

As cooperativas “O Verde é a Nossa Vida” e a “Esperança Viva” ganharam novo espaço para o trabalho de coleta seletiva, que passarão a funcionar na Avenida Sul, no bairro de São José. A iniciativa da Prefeitura do Recife é fruto da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo (SDE) e Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). A partir de agora, os cerca de 20 cooperados terão melhores estrutura e condições de trabalho.


O galpão é dividido em dois grandes ambientes para cada cooperativa realizar individualmente suas operações de descarrego, triagem, beneficiamento, armazenamento do material e atividades administrativas. O espaço também conta com áreas compartilhadas como banheiros, vestiário e refeitório. A Emlurb disponibilizou ainda os equipamentos como prensas, elevador de fardo, balanças e caixas para o descarte do material não comercializável.

A diretora executiva de Limpeza Urbana da Emlurb, Bárbara Arrais, explica que a transferência de local só vem a trazer bons resultados para as cooperativas. “A estrutura agora é bem melhor, mais amplo, dando possibilidade aos cooperados de receber mais materiais, isto é, aumenta a produtividade e a expectativa de melhorar a renda dos cooperados”, diz.

Uma das representantes da “Esperança Viva”, Janete Maria, que trabalha há seis anos na cooperativa, aprova o novo espaço. “Graças à Secretaria e à Emlurb temos hoje um local mais confortável e agradável para trabalhar. No Peixoto trabalhávamos num espaço bem menor, praticamente na rua. Muitas vezes o caminhão não conseguia entrar, e trabalhávamos sob o sol escaldante. O povo que passava na avenida falava mal porque o lixo caía na via e tínhamos que ficar o tempo todo correndo na rua para o lixo não se espalhar”.

Apoio às cooperativas - Para apoiar as cooperativas, a PCR desenvolve uma série de ações que são articuladas pela Emlurb e pela SDE. O órgão de manutenção e limpeza urbana é responsável pela manutenção da estrutura física do imóvel causado pela ação do tempo, colabora com a doação de todo o material reciclável coletado na cidade, realiza campanhas educativas de coleta seletiva e busca parcerias para doações de mais materiais seletivos, fornece equipamentos para o beneficiamento e manutenção do material. Em 2015, foram repassadas cerca de três mil toneladas de resíduos aos catadores.

Já a SDE tem atuado na gestão dos galpões de triagem, realizando treinamentos e capacitações e buscando a viabilização de parcerias, além de captar recursos para aquisição de novos equipamentos com o objetivo de promover melhorias na infraestrutura com base na política nacional de resíduos sólidos. Além das cooperativas O Verde é a Nossa Vida e a Esperança Viva, a prefeitura apoia a Recicla Torre; Agentes de Gestão de Resíduos Sólidos (Coopagres); Gusmão e Resgatando Vidas.