Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 14.02.20 - 16h33

Operação Inverno 2020 intensifica ações de prevenção no Recife com 1° mutirão

img_alt

Nesta sexta (14), o prefeito Geraldo Julio acompanhou mutirão da Operação Inverno 2020, que foi antecipada este ano. A ação desta manhã envolveu 100 funcionários da Defesa Civil, Emlurb e outros órgãos da PCR em ações de limpeza de galerias, colocação de lonas, vistorias técnicas, aplicação de geomanta entre outras. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Buscando minimizar os efeitos que as chuvas provocam nas áreas de risco da cidade, a Prefeitura do Recife antecipou o início das ações da Operação Inverno 2020. Nesta sexta-feira (14), o prefeito Geraldo Julio acompanhou o primeiro mutirão no Córrego do Boleiro, em Nova Descoberta. Mais de 100 funcionários da Defesa Civil, Emlurb e outros órgãos da PCR estavam envolvidos em ações de limpeza de galerias, capinação, colocação de lonas, entre outros serviços. O investimento na operação deste ano será de R$ 69 milhões próprios da PCR. Outros R$ 30 milhões, já garantidos, aguardam liberação do Governo Federal. 

Acompanhado pela população, o prefeito Geraldo Julio vistoriou as obras, entre elas três de Parceria e uma de geomanta que foram iniciadas nesta sexta, beneficiando mais de 20 famílias. “Estamos vendo as chuvas no Brasil inteiro, por isso antecipamos a Operação Inverno no Recife. Hoje estamos no Córrego do Boleiro, em um grande mutirão, onde estamos colocando lonas, mas também abrimos muitas obras de parceria. São serviços preventivos para o inverno como as lonas, mas também obras definitivas como as Parcerias e as Geomantas”, explicou Geraldo Julio. 

A Operação Inverno 2020 já está em andamento desde janeiro, com a limpeza dos 99 canais da cidade e a colocação de lonas em cerca de 1.000 pontos em apenas um mês e meio. Para este ano, a Prefeitura do Recife contará com o trabalho de 11 secretarias e órgãos, envolvendo 6.145 funcionários. Pela Defesa Civil, até o final da Operação Inverno, estão previstas 50 mil vistorias, 16 mil pontos de lonas aplicados, o que corresponde a 3,3 milhões de metros quadrados de lona, além de 12 simulados de prevenção de desastres, 58 obras de Geomanta e 500 obras do Parceria, onde a Prefeitura fornece o material e a orientação técnicos, e os moradores executam o serviço. O objetivo é intensificar de forma antecipada o trabalho realizado para minimizar os impactos das chuvas na cidade, sempre reforçado no período de abril a julho.

O secretário executivo de Defesa Civil do Recife, coronel Cássio Sinomar, falou sobre a ação. “A Operação Inverno envolve diversas secretarias, entre elas a URB fazendo obras de contenção, a EMLURB fazendo limpeza de canaletas e recuperação, a Defesa civil trabalhando com aplicação de Geomantas, obras do parceria,  entre outras. Aqui no Córrego do Boleiro, apesar de todos os serviços estruturadores que estão sendo realizados, temos graus de risco elevado. Então precisa sim de uma atenção especial por parte do poder público, bem como da população, que é primordial. Mesmo nós fazendo todos os serviços, a população precisa estar em alerta”, esclareceu o secretário. 

Além dos serviços realizados, também estão previstas ações para a eliminação de 10 pontos críticos de alagamentos, 300 ações em escolas para a conscientização de jovens e crianças e 12 simulados de preparação para evacuação em casos de emergência. Por parte da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), estão previstas a execução de 26 obras de contenção de encostas, sendo quatro já em andamento e duas iniciando ainda neste mês de fevereiro. Pela Emlurb, também serão recuperadas 140 escadarias, incluindo o sistema de drenagem destas vias. De 2013 até agora já foram executadas 52 duas obras grandes de contenção de encosta, a eliminação de 99 pontos críticos de alagamento.

A alegria estampava o rosto de Severina dos Santos de 65 anos. Ela é uma das famílias que vão iniciar as obras do Programa Parceria. “Essa obra vai trazer muitos benefícios, porque vai fazer a escadaria, a rampa, drenagem e corrimão. Vai facilitar demais nossa vida, porque estou com problema do joelho e coluna, vai ser muito bom. Também vai ser muito benefício para meus vizinhos, um inclusive já caiu aqui. Eu agradeço a prefeitura do Recife pelo trabalho”, falou Severina. 

Rosângela Mendonça, 38 anos, mora com a mãe e as filhas. A casa dela é uma das beneficiadas em uma grande obra, onde está sendo instalado geomanta. A moradora falou sobre a sensação de tranquilidade com o início dos serviços. "Essa obra significa segurança para nossa família. No período de chuvas é horrível. Ficamos preocupados porque tudo pode desabar, são muitos riscos que nossa família passa. Estamos adorando essa obra. Significa que estaremos mais seguros nesse inverno", pontuou Rosângela.