Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 14.02.20 - 12h41

Vigilância Sanitária do Recife capacita vendedores de alimentos para Carnaval

Eles recebem orientações sobre as boas práticas de manipulação de alimentos 

 

Pessoas que trabalharão vendendo comidas nos polos centralizados e descentralizados do Carnaval 2020 estão recebendo treinamento, na manhã desta sexta-feira (14), sobre as boas práticas de manipulação de alimentos. A capacitação é promovida pela Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde do Recife, em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, na Escola de Formação de Educadores Paulo Freire.

Os inspetores sanitários da Secretaria de Saúde falam das doenças que são transmitidas por alimentos e como evitar as contaminações; como deve ser o local de trabalho; a forma correta de armazenamento e manipulação dos insumos, além de outras orientações sobre o transporte, água e lixo. As informações são baseadas nas normas sanitárias, para que o cliente tenha segurança na hora do consumo.

A Visa também capacita, até a tarde desta sexta, os comerciantes de alimentos cadastrados pela Diretoria Executiva de Controle Urbano (Dircon). Ao todo, cerca de 350 empreendedores recebem o treinamento sobre os cuidados necessários para evitar as doenças transmitidas por alimentos. Um folder educativo com todas as recomendações está sendo distribuído para os participantes.

PLANTÃO – No período carnavalesco, serão realizadas inspeções sanitárias nos comércios de alimentos formais, informais padronizados e ambulantes. No dia do Galo da Madrugada, serão feitas inspeções nos camarotes, trios elétricos, postos de saúde e ambulâncias.

Haverá ainda um estande da Secretaria de Saúde na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, onde equipes da Vigilância Sanitária receberão denúncias e orientarão a população sobre o consumo seguro de alimentos e recomendações para o comércio informal de alimentos.

SEGURANÇA DO TRABALHO – Na mesma capacitação, os trabalhadores dos comércios formal e informal também recebem orientações sobre como evitar acidentes de trabalho. As ações de promoção e prevenção serão dadas por profissionais do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Recife (Cerest), que também farão plantões durante o Carnaval, para minimizar a ocorrência de acidentes.