Secretaria-executiva de Inovação Urbana

NOTÍCIAS

Inovação Urbana | 14.02.21 - 14h22

João Campos acompanha ação do Mais Vida nos Morros em Rosa Selvagem

img_alt

Comunidade localizada na UR-07/Várzea, Zona Oeste do Recife, começou a ser transformada neste domingo (14). conferiu o início da ação com mutirão de pintura de casas e intervenção na contenção de encosta da rua João Carneiro da Cunha (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

Comunidade Rosa Selvagem na UR-7/Várzea, na Zona Oeste do Recife, é a 55ª beneficiada pelo programa Mais Vida nos Morros, política pública realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, que reinventa a cidade e combate a desigualdade socioespacial a partir da promoção do desenvolvimento sustentável, do protagonismo comunitário e da promoção de um espaço urbano melhor para todos. Na manhã deste domingo (14),  foi dada a largada para as ações na localidade, com um mutirão de pintura de casas e o início da intervenção artística na obra de contenção de encosta da rua João Carneiro da Cunha, uma das maiores já realizadas pela Prefeitura do Recife. O prefeito João Campos esteve no local, conversou com os moradores e acompanhou a ação de perto.

A gente está hoje visitando essa ação do Mais Vida nos Morros, em Rosa Selvagem. Essa é a maior obra de proteção de encosta feita na última década, feita pelo então prefeito Geraldo Julio. E agora a gente dá início ao Mais Vida nos Morros, aqui vai ser feita toda a pintura dessa área, vai ser feita a pintura das casas, vai ser feito um espaço de lazer para as crianças, mobiliário urbano, para garantir cidadania para essa área importante. A gente sabe que a barreira ajudou a poder tirar do isolamento, a poder passar uma linha de ônibus aqui novamente, e com essa ação a gente traz um processo de urbanização importante para essa área, com lazer e entretenimento”, ressaltou o gestor municipal.

Na ocasião, 4 artistas locais (Lelo Boy, Bode, Will e Mega) iniciaram as intervenções de arte urbana na contenção da encosta da barreira, que tem 6.450 m². Além de serviços de drenagem, o local foi beneficiado com um muro de 190 metros de comprimento e 40 de altura,  feito com tela argamassada. Além disso, a rua que passa por cima recebeu serviços de drenagem e uma nova pavimentação. O espaço ganhou também escadaria, rampa e corrimão.

A copeira Ana Lúcia Venâncio, 52 anos, mora há 20 anos próximo a encosta. “No ano passado conseguimos uma vitória. Porque quando chovia, a gente não dormia direito, a gente ficava preocupada” disse ela sobre a obra de contenção de encosta finalizada no local no ano passado. Ela também aprovou a ação do Mais Vida nos Morros: “estou achando muito bonito, gostei da atitude, vai dar mais vida ao morro”.

A pintura da barreira é uma parceria do Mais Vida nos Morros com o programa Colorindo Recife da Secretaria de Turismo e Lazer. As tintas foram doadas pela Indústria Coral, parceira do Mais Vida nos Morros. Ao longo dos próximos meses, os moradores participarão de oficinas e atividades de planejamento colaborativo para definir as ações que serão implementadas na comunidade.

MAIS VIDA NOS MORROS - Criado em 2016, o programa Mais Vida nos Morros é uma política pública de inovação e resiliência urbana que reinventa a cidade e combate a desigualdade socioespacial a partir da promoção do desenvolvimento sustentável, do protagonismo comunitário e da promoção de um espaço urbano melhor para todos, principalmente as crianças. Um dos principais objetivos do programa é transformar os espaços urbanos e as pessoas aumentando o sentimento de pertencimento e o engajamento das comunidades. Até o final de 2020, o programa já havia beneficiado diretamente mais de 54 mil habitantes do Recife.