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Assuntos Jurídicos | 14.03.18 - 15h01

Ação conjunta marca o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

Procon Recife participa da atividade, que acontece das 8h às 13h desta quinta-feira (15), na estação Recife do metrô

 

Uma ação conjunta entre o Procon Recife, a Associação de Defesa da Cidadania e do Consumidor (Adeccon), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e outras entidades ligadas ao tema marca, na manhã desta quinta (15), o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. Na atividade, que acontece das 8h às 13h, na estação Recife do metrô, a equipe do Procon Recife vai prestar atendimento à população, recebendo queixas, registrando denúncias e dando orientações.

Na ocasião, quem estiver com a documentação completa (RG, CPF, comprovante de residência e documentos relativos à compra) já poderá formalizar as queixas. Caso contrário, a equipe fará o pré-atendimento e o consumidor será orientado a comparecer à sede do Procon Recife. "A consciência das pessoas sobre seus direitos cresce a cada ano, o que as leva a não aceitar os abusos. Por outro lado, os Procons têm fortalecido sua atuação, conquistando mais respeito por parte das empresas", avalia o secretário-executivo do Procon Recife, José Neves.

Só no ano passado, o órgão realizou 9.039 atendimentos, com índice de resolução de 91,59%. Os casos que não obtiveram uma solução inicial amigável foram transformados em processo administrativo, onde foram impostas as penalidades cabíveis. Houve também dois mutirões de renegociação de dívidas, que juntos beneficiaram cerca de 1.900 pessoas.

ATENDIMENTO – A população pode acionar o Procon Recife pelos telefones 0800-2811311 e 3355-3290, além do e-mail procon@recife.pe.gov.br. O órgão fica na rua Carlos Porto Carreiro, 156, Boa Vista, e atende o público das 8h às 13h. Há também os postos avançados no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Escritor Ariano Suassuna, que fica na avenida General San Martin, s/n, esquina com a Abdias de Carvalho.