Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 14.03.19 - 14h54

Estudantes do programa Esporte é Fundamental garantem bolsas para treinar no Clube Português

img_alt

A partir desta sexta (15), o grupo disputa o I Torneio Pernambucano de Natação, no Sport Clube do Recife (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Mais seis estudantes das redes municipais do Recife conquistaram a chance de mudar de vida a partir do desempenho nos programas esportivos da Prefeitura do Recife.  Os jovens Thayza Vitória, Ágatha Kaline, Esther Pereira, Pietro Gomes, Hyago de Souza e Ângela da Silva se destacaram nas atividades de natação do programa Esporte é Fundamental, vinculado à Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, foram chamados para testes no Clube Português e agora fazem parte da equipe da instituição esportiva.

Em fevereiro, os atletas participaram da primeira atividade federada de natação na competição Fita Azul. E, nesta sexta (15) e sábado (16), disputam o I Torneio Pernambucano de Natação, no Sport Clube do Recife. “Estou muito feliz com essa nova etapa da minha vida. Espero alcançar minhas metas, diminuir meu tempo e melhorar cada vez mais. A bolsa no clube português me trouxe muitas coisas boas, inclusive amizades que levarei para o resto da vida”, avalia Thayza Vitória, de 10 anos, terceira colocada em sua primeira competição de natação oficial.

“Pretendo levar a natação para vida profissional e agora estou num lugar em que posso evoluir. Meu maior sonho é ser um César Cielo da natação. Sinto que estou no caminho certo”, afirma o também estudante da rede municipal Pietro Gomes, de 12 anos. Para a atleta Ágatha Kaline, de 12 anos, a experiência com o programa Esporte é Fundamental foi essencial. “Estou há três anos praticando o esporte em que me encontrei e agora tenho a oportunidade de avançar cada vez mais. Eu e minha família estamos muito felizes com essa bolsa. A professora Sicília conseguiu passar conhecimento para nossa vida”.

Contente com as conquistas dos meninos, a secretária executiva de Esportes do Recife, Yane Marques, fala sobre a nova conquista. “Estou muito orgulhosa. Isso mostra como o nosso projeto tem funcionado bem e agora é crescer cada vez mais. É um início de um novo trajeto para os meninos e seus familiares. O esporte sempre será o caminho para transformar vidas”, destaca.

INCENTIVO - O programa Esporte é Fundamental, lançado em março de 2018, tem como objetivo incentivar o esporte de base nas escolas das redes municipais. O projeto oferece iniciação à prática esportiva para estudantes dos anos iniciais e finais. As aulas acontecem no contraturno escolar. São 10 escolinhas de módulos específicos (badminton, natação, atletismo, voleibol, futsal, luta olímpica e basquete). São atendidos cerca de 1.000 alunos, nas escolas municipais ou em equipamentos esportivos da cidade, como o Compaz.

OPORTUNIDADE – Além do programa Esporte é Fundamental, outra iniciativa da Prefeitura do Recife vem dando oportunidades e mudando a vida de jovens carentes. O Recife Esportes de Rendimento, lançado em outubro de 2017, já proporcionou bolsas de estudo em colégios particulares para seis atletas que se destacaram nas atividades, sendo 4 no colégio Agnes e 2 no Elo. A escolinha de vôlei de praia do programa funciona na orla de Boa Viagem e já conta com mais de 30 alunos. Já o atletismo, que tem como coordenadora a atleta olímpica Cisiane Dutra, acontece no parque da Macaxeira e oferece 100 vagas.