Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 14.03.19 - 16h24

“Parabéns Olímpico” proporciona experiência diferente para cerca de 200 crianças e jovens

img_alt

Atletas olímpicas Yane Marques, Joanna Maranhão, Cisiane Dutra e Adrianinha deram aulões sobre quatro modalidades esportivas (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Cerca de 200 crianças e jovens viveram, nesta quinta-feira (14), uma manhã especial. Dentro das comemorações dos 482 anos do Recife, eles participaram de aulões esportivos gratuitos com quatro atletas que se destacaram em Olimpíadas: Yane Marques, Joanna Maranhão, Cisiane Dutra e Adrianinha. A atividade, intitulada “Parabéns Olímpico”, aconteceu no Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro, numa realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer.

Cada uma das atletas olímpicas trabalhou sua especialidade, incluindo demonstrações práticas: Yane no pentatlo moderno, Cisiane no atletismo, Adrianinha no basquete e Joanna na natação. “Foi uma maneira criativa e divertida de comemorar o aniversário da cidade. Todos se envolveram e se respeitaram dentro daquilo que buscamos ensinar com o esporte”, avalia Yane Marques, atual secretária executiva de Esportes do Recife. “Um dia como esse nos faz refletir sobre o poder que o esporte tem o poder de agregar pessoas”, acrescenta.

Aluna da Escola Municipal Antônio Farias Filho, Wellen Nayara, 10 anos, participou do pentatlo, do basquete e das corridas. “Achei muito legal. Já tinha visto essas atletas na televisão e foi muito bom ter aulas com elas”, elogia. Para Joanna Maranhão, que também faz parte da equipe de esportes da PCR (junto com Yane e Cisiane), valeu a oportunidade de continuar trabalhando na ponta. “Somos três atletas olímpicas na Prefeitura. Eventos como esse nos dão a oportunidade de complementar nossa atuação como gestoras com o contato direto com o público”, avalia.

Para Cisiane Dutra, o diferencial do evento foi proporcionar experiência em quatro modalidades esportivas diferentes. “No mesmo dia e no mesmo local, os jovens puderam aprender sobre pentatlo moderno, atletismo, basquete e natação, com quatro atletas olímpicas”, afirma. Por sua vez, Adrianinha destacou o reconhecimento por parte dos jovens atletas. “As crianças ficam muito felizes ao treinar com profissionais que elas conhecem da televisão. Foi ótimo poder fazer esse trabalho no Compaz, um equipamento do mais alto nível”, diz.

HISTÓRICO - Em 2012, a atual secretária executiva de Esportes do Recife, Yane Marques, subiu ao pódio olímpico nas Olimpíadas de Londres levando o bronze no Pentatlo Moderno. A mais nova “olímpica” a compor o time de esportes da Prefeitura do Recife, Joanna Maranhão, é a maior recordista brasileira da história da Natação. Com apenas 17 anos, a pernambucana conquistou o quinto lugar nos 400 metros medley, nas Olimpíadas de 2004, em Atenas.

Cisiane Dutra, que hoje coordena as atividades de Atletismo do projeto Recife Esportes de Rendimento no Parque da Macaxeira, disputou como atleta as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, na modalidade Marcha Atlética. E Adrianinha conquistou o bronze nos Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000, pela seleção brasileira feminina de Basquete, e disputou todas as Olimpíadas até 2016.