NOTÍCIAS

| 14.04.11 - 15h17

Coque recebe ação sobre tuberculose nesta sexta (15)

Iniciativa envolverá mais de 40 profissionais da Secretaria de Saúde do Recife

Por Larissa Correia

A Secretaria de Saúde do Recife promove uma grande mobilização nesta sexta-feira (15), na comunidade do Coque, Ilha Joana Bezerra. O evento pretende chamar a atenção dos moradores da área para a importância do diagnóstico precoce e tratamento da tuberculose. As atividades serão desenvolvidas no PSF Berilo Pernambucano (Rua Guapirama, 65), das 9h ao meio-dia.

Durante o evento, o público terá acesso a informações a respeito dos sintomas, prevenção, formas de contágio e cura da doença. No local será apresentada uma peça teatral inspirada no tema. Ainda haverá distribuição de material informativo a respeito da enfermidade. O público poderá também fazer o teste rápido de HIV, cujo resultado sai em meia hora.

Cerca de 45 profissionais estão envolvidos na iniciativa. Entre eles, médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem, odontólogos, auxiliares de consultório dentário e técnicos do Distrito Sanitário I – que engloba os bairros do Centro da capital pernambucana, como Boa Vista e Coelhos. A expectativa é que mais de 100 pessoas prestigiem o evento.

A proposta da intervenção é divulgar os sinais e sintomas da tuberculose para os participantes, bem como aperfeiçoar o conhecimento do público sobre a enfermidade e estimulá-los para que procurem nossa rede caso possuam a doença ou conheçam alguém que esteja passando pelo problema”, apontou a coordenadora municipal de Controle da Tuberculose, Júlia Vilela. A mobilização faz parte das ações da Prefeitura do Recife pela passagem do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março.

Saiba mais - Tosse por mais de três semanas é sinal de tuberculose, assim como a ocorrência conjunta de febre vespertina, falta de apetite, desânimo e dor no peito. Na presença dos sintomas, a pessoa deve procurar o posto de saúde mais perto de casa para orientações e a realização do exame de escarro. Quanto mais cedo ocorrer o diagnóstico, melhor, para que os danos aos pulmões sejam menores.

Todos os postos e policlínicas da rede municipal estão aptos a cuidar de quem adoece de tuberculose. O tratamento dura seis meses até a cura e não deve ser abandonado. O acompanhamento é feito junto às unidades do PSF, com profissionais capacitados de acordo com protocolos do Ministério da Saúde.