NOTÍCIAS

| 14.04.11 - 15h10

Shows internacionais movimentam o turismo no Recife

Por Vanessa Beltrão

O Recife nos últimos meses vem recebendo uma grande quantidade de artistas internacionais. As recentes passagens de Jason Mraz, Backstreet Boys, Iron Maiden, entre outros, não só agradaram os fãs como proporcionaram um aumento no fluxo de turistas na capital pernambucana. Durante o show de Amy Winehouse, por exemplo, a Cidade esteve com alta ocupação na hotelaria com turistas de estados como Bahia, Paraíba, Alagoas e Ceará.

Para o secretário de Turismo do Recife, André Campos, toda a cadeia produtiva turística é beneficiada. “Os visitantes não vêm apenas para o show, normalmente esticam alguns dias e aproveitam a cultura, o lazer e a gastronomia da Cidade”, afirma.

A estudante Priscila Ribeiro, 23 anos, foi uma dessas pessoas que não perderam tempo. Fã do grupo Backstreet Boys desde os 11 anos, a jovem viajou do Ceará para curtir o show de seus ídolos e aproveitou para conhecer a Cidade. A publicitária visitou pontos turísticos da capital pernambucana como a Praia de Boa Viagem e o Bairro do Recife. “Foram dias super proveitosos e especiais. Achei uma cidade linda, com pessoas muito calorosas e simpáticas, e de uma riqueza cultural muito grande, afirmou. A banda se apresentou pela primeira vez na capital pernambucana no início deste ano e o show abriu a turnê latino-americana do grupo.

A rede Pontes Hotéis & Resorts, que abrange o Mar Hotel, Hotel Atlante Plaza e Summerville Beach Resort, hospedou grande parte desses artistas que passaram pela capital pernambucana, como Jason Mraz, Backstreet Boys, Air Supply, os DJs Armin Van Buuren e Seal. “Os últimos shows internacionais sediados no Recife demandam uma maior ocupação de turistas oriundos de estados vizinhos, sobretudo do Nordeste, a fim de assistirem às apresentações. Com isso, temos a procura de pacotes de uma ou duas noites”, detalha o gerente de vendas e marketing da rede, Sérgio Paraíso.

Ainda segundo ele, o movimento de fãs contribui para o aumento de hóspedes na época dos eventos. Ele conta que para os shows que aconteceram nos finais de semana como Backstreet Boys e Seal, cerca de 5% de reservas de hóspedes confirmadas na rede eram de pessoas que queriam ficar mais perto dos ídolos.

Para o secretário André Campos, essa demanda cada vez maior de artistas internacionais ocorre porque a Cidade já vem demonstrando, há algum tempo, o seu potencial para receber grandes eventos. Ainda, de acordo com ele, o aquecimento da economia no Nordeste contribui para que os turistas viagem mais e possam usufruir do lazer. “O Recife só tem a ganhar, pois os bares e restaurantes ficam lotados, os turistas usam os táxis da Cidade, o comércio em geral e a rede hoteleira, ou seja, todos ganham”, completa.

Desde o início do ano até agora já passaram pela capital pernambucana os seguintes artistas: Iron Maiden (Reino Unido), Cyndi Lauper (americana), um dos DJs mais famosos do mundo, Armin Van Buuren (holandês), Backstreet Boys (Estados Unidos), Amy Winehouse (inglesa), Seal (inglês), Jason Mraz (americano) e a banda Air Supply (Austrália).