NOTÍCIAS

Cultura | 14.04.14 - 16h15

Paixão de Cristo é encenada em diversos locais no Recife

De 15 a 20 de abril, apresentações prometem reunir milhares de pessoas. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Todos os anos, os cristãos se reúnem para lembrar os últimos momentos da vida de Jesus. Na Semana Santa, ocorrem diversas encenações dessa passagem bíblica pelo mundo, e Recife não poderia ficar de fora. A partir de amanhã (15) espetáculos no Pina, Casa Amarela e no Marco Zero atraem milhares de fiéis.

Em Casa Amarela, o espetáculo é realizado por um grupo de fiéis da Paróquia da Harmonia. É uma das mais tradicionais Paixões do Recife e reúne um público de 20 mil pessoas por noite, num palco montado no Largo da Feira. O texto é inspirado na Paixão de Cristo dos Arcos, livro escrito por Dom Helder Camara. O grupo de 40 atores e 60 figurantes se apresenta exclusivamente durante a Semana Santa.

Na Zona sul, é realizada a Paixão de Cristo do Pina, montada pelo Grupo Teatral Achylles Coqueijo – GTAC, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Com texto de Fábio Henriques, um dos integrantes do grupo, a peça é encenada no Teatro Barreto Júnior. São 170 jovens da comunidade que participam do projeto. O grupo também apresenta uma versão mirim, interpretada por crianças entre 5 e 11 anos.

No Marco Zero, o espetáculo criado pelo ator e diretor José Pimentel já conta com 18 edições. Outros experientes atores do teatro pernambucano estão no espetáculo, como Reinaldo de Oliveira, que interpreta Herodes; e Renato Phaelante como Caifás. Ainda integram o elenco - formado por cerca de 100 atores e 300 figurantes - nomes como Angélica Zenith (Maria), Gabriela Quental (Madalena), Pedro Francisco de Souza (Pilatos) e Ivo Barreto (Judas).

Paixão de Cristo do Pina
15 e 16 e abril às 16h (Mirim) e às 20h
Teatro Barreto Júnior, Rua Estudante Jeremias Bastos, s/n, Pina
R$7

Paixão de Cristo de Casa Amarela
17 e 18 de abril às 21h
Largo da Feira de Casa Amarela
Gratuito

Paixão de Cristo do Recife
16 a 20 de abril às 20h
Praça do Marco Zero, Bairro do Recife
Gratuito