Secretaria de Segurança Cidadã

NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 14.04.16 - 18h49

Cônsul geral dos Estados Unidos visita Compaz e se impressiona com equipamento

img_alt

A parceria inicial entre o consulado e o Compaz é na disseminação do Beisebol, mas outras ações estão por vir. (Foto: Antônio Tenório/PCR)


O Cônsul geral dos Estados Unidos no Recife, Richard Reiter, visitou o Compaz e ficou impressionado com a estrutura e as atividades oferecidas no Alto Santa Terezinha. "Achei o lugar fantástico. É minha primeira visita e estou muito impressionado com o trabalhado da Prefeitura e da comunidade, que está bem empolgada", disse o diplomata, após assistir encenação literária de alunos  da rede municipal. A Cônsul para Assuntos Políticos e Econômicos, Paloma González, também o acompanhou na visita e interagiu com as crianças que estavam na biblioteca Afrânio Godoy. A comitiva foi recebida pelo Secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, o secretário Executivo da pasta, Eduardo Machado, e integrantes da equipe do Compaz.

Atualmente, o consulado está no Compaz apoiando as aulas de Beisebol, que são oferecidas duas vezes por semana, para meninos e meninas. "O consulado apoia muito a cultura americana no Recife e em todo o Nordeste, então, um dos nossos objetivos é o ensino de Beisebol, que é perfeito para o Brasil, um país muito atlético. O Beisebol cabe bem aqui no Compaz. Temos professores, um deles americano que está aqui, e a Associação Esportiva Recife Beisebol (AERB). Está todo mundo aqui ensinando as crianças e ajudando também", explica.

O técnico Jay Quinn, de Nova Iorque, estará no Compaz até o fim da semana que vem supervisionando os treinos da modalidade. Além do esporte, a intenção é estreitar o relacionamento com a instituição. "Acho muito importante a gente receber essa visita ilustre do cônsul dos Estados Unidos, que é um país amigo do Brasil, para que a gente possa trocar experiências . Essa vinda dele é o começo de uma futura parceria. A gente espera que  o Compaz seja ajudado pelo consulado americano, para que toda essa comunidade em volta possa melhorar sua capacidade produtiva, educacional e também profissional", destaca Murilo Cavalcanti.

O Chefe de Gabinete de Representação da Prefeitura do Recife em Brasília, Antonio Barbosa, também acompanhou a visita ao local e defendeu a importância de receber órgãos internacionais. "O Banco Mundial e o Consulado Alemão já sinalizaram interesse em conhecer o Compaz também. Essas visitas são importantes para dar visibilidade ao que já conseguimos realizar e, a partir daí, alcançar novas parcerias e ampliar as possibilidades de atração de investimentos. O que buscamos com essas visitas é ampliar as potencialidades dessa fábrica de cidadania", analisa Barbosa.