Gabinete do Prefeito

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 14.04.18 - 13h22

Recife em Ação e Governo Presente movimentam bairro do Cabanga

img_alt

A iniciativa que que integra diversas Secretarias e órgãos estaduais ofertaram vários serviços nas áreas de Saúde, educação, infraestrutura e empreendedorismo e cidadania (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Na manhã deste sábado (14), o Recife recebeu mais um Mutirão de Serviços Integrado Recife em Ação. Desta vez, o bairro do Cabanga abrigou a iniciativa que   tem como objetivo levar cidadania para as comunidades, reunindo  serviços e atividades nas áreas saúde, limpeza, iluminação e manutenção pública, assistência social, cidadania e educação, além de emissão de documentos e empreendedorismo. As ações, oferecidas nas dependências da Escola Municipal Almirante Soares Dutra, foram acompanhadas pelo prefeito Geraldo Julio, e beneficiaram mais de 400 famílias do bairro do Cabanga e ocorreram em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco e o Programa Governo Presente.

Durante o dia inteiro o mutirão reuniu uma série de serviços de cidadania que são ofertados gratuitamente à população. A iniciativa, que une os programas Mutirão Recife em Ação e Governo Presente, voltados para ações sociais e atividades em áreas vulneráveis do Recife e interior, integra um conjunto de medidas desenvolvidas pelo Governo de Pernambuco e da Prefeitura do Recife, visando possibilitar o resgate da cidadania, a garantia dos direitos e a prevenção social da violência.

Para Rogério de Souza, o mutirão permitiu o acesso a vários serviços em uma só vez. “Moro aqui há 43 anos e nunca vi uma ação tão grande e tão importante como essa, nosso bairro precisava. Fiz teste de HIV, glicose, aproveitei pra retirar documentos e tou agora pegando umas orientações do Procon. Tudo em um dia só, uma maravilha”, afirmou o marceneiro residente do bairro.

Este ano, como novidadade, a Secretaria de Saúde do Recife disponibilizará duas médicas clínicas. No local, também houve aplicação de vacinas e a oferta de vários serviços de promoção e prevenção à saúde. A população também pôde fazer e atualizar o cartão SUS, aferir de pressão arterial, ter acesso a palestras de saúde bucal, educação sexual, testes de glicemia e testagem rápida para HIV, além de avaliação física com profissionais do Programa Academia da Cidade.

No entorno da Escolante Municipal Almirante Soares Dutra, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) executou uma série de serviços como drenagem, pavimentação, iluminação pública e limpeza urbana. A Emlurb realizou uma revisão na iluminação da localidade e intensificou a manutenção no sistema de drenagem com limpeza e reposição de pré-moldados em diversas vias. Além de varrição, capinação, coleta e remoção de entulhos.

As crianças também tiveram atenção. No local, atividades com Robótica que envolve montagens de artefatos utilizando os kits da Lego e apresentação do humanóide NAO, e ainda oficina de Animação Digital, além de contação de histórias e atividades lúdicas, que envolveram os pequenos. Já para os jovens, houve emissão de segunda via de RG e de certidões de nascimento, casamento e óbito. Além disso, a população também contou com orientação jurídica, recebendo orientações sobre o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família.

Outros serviços como ações de prevenção e cuidado sobre drogas e combate e prevenção à violência de gênero, marcaram presença no local. Também houve a intermediação com a Agência do Emprego do Recife, facilitando o acesso dos moradores às oportunidades de trabalho disponibilizadas pelos empregadores, e ainda a participação do Procon Recife, onde os moradores puderam registrar queixas sobre relações de consumo.

PREFEITO VISITOU O BAIRRO – Na manhã deste sábado (14), o prefeito Geraldo Julio esteve presente no Mutirão Recife em Ação no Cabanga, conferindo de perto todas as ações oferecidas pela  Prefeitura do Recife. O gestor municipal caminhou pelo bairro e conversou com os moradores para saber da recepção das atividades ofertadas no local.

“Mais um Mutirão Recife em Ação em parceria com o Governo Presente. Estamos aqui oferecendo diversos serviços atendendo cerca de dual mil pessoas, somando não só as pessoas do bairro como do entorno. Saúde, educação, mediação de conflitos, emissão de documentos, entre outros tantos serviços e atividades ofertadas neste grande trabalho que une Prefeitura e Governo do Estado para melhorar a vida das poessoas”, destacou o prefeito Geraldo Julio.

Em 2017 a Prefeitura do Recife realizou 31 Mutirões em todas as microrregiões da cidade. A previsão é que, em 2018, 40 comunidades sejam beneficiadas com as ações do programa, que desenvolve mais de 45 atividades em todas as localidades do município.