Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 14.04.22 - 12h39

Prefeitura do Recife inicia inscrições para editais juninos de atrações artísticas e subvenção para quadrilheiros

Os dois editais foram publicados no Diário Oficial de hoje e estão disponíveis para consulta no site www.culturarecife.com.br, onde também devem ser realizadas as inscrições

Para garantir a realização do São João 2022, caso se confirmem as tendências de expressiva queda nas curvas de contaminação da pandemia e a flexibilização dos protocolos sanitários estaduais, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, inicia hoje (14) as inscrições para os editais de subvenção junina e de atrações artísticas.

Os dois editais e os regulamentos dos concursos de quadrilhas foram publicados no Diário Oficial de hoje e estão disponíveis para consulta no site www.culturarecife.com.br, onde também devem ser realizadas as inscrições. A partir de segunda-feira (18), o Núcleo de Cultura Cidadã oferecerá atendimento telefônico e presencial para esclarecimentos e orientações referentes aos dois chamamentos. O Núcleo funciona no Pátio de São Pedro, das 9h às 16h. Os telefones para informações são: (81) 3324-3674 e (81) 3224-3660.

O edital de habilitação artística se destina a atrações, como trios, cantores e cantoras, bandas e quadrilhas, interessadas em se apresentar no ciclo junino, nos palcos e programações oferecidas pela Prefeitura do Recife na capital pernambucana, estabelecendo as regras e documentações exigidas para a habilitação. Os proponentes devem apresentar ainda proposta artística adequada ao ciclo.

Já o edital de subvenção junina estabelece as regras para que quadrilhas, sediadas na cidade do Recife e que participam do concurso promovido pela Prefeitura, se candidatem à subvenção junina, instituída em 2018 pelo poder público municipal, para assegurar o fortalecimento dessa tradição da cultura popular.

As inscrições para habilitação artística encerram no próximo dia 4 de maio. Os quadrilheiros têm até o próximo dia 28 de abril para requerer a subvenção.

Sobre a festa - As datas dos festejos, com detalhes da programação, serão anunciadas posteriormente, observando a atualização dos protocolos estaduais e o resultado dos editais, mas uma novidade já está garantida: neste São João da retomada cultural, o Recife terá festa para todo lado, com direito a novo polo. 

Mantendo a tradição junina recifense, além do Sítio Trindade, palco cativo dos festejos de São João na capital, o forró irá se espalhar por diversos bairros da cidade, permitindo que a programação reencontre o público e convide ao balancê e à celebração de nossas tradições. Na geografia junina recifense, a novidade deste São João é a criação de um grande polo no Recife Antigo, com decoração, palco, várias atrações, apresentações de quadrilhas, comidas típicas e muito forró.