NOTÍCIAS

Turismo | 14.05.15 - 11h31

Movimento abolicionista e pontes da cidade nos roteiros do Olha! Recife

De ônibus, de barco, a pé ou de bicicleta, não vão faltar opções de lazer para este fim de semana

 

Muita história e belas edificações estarão dentro da programação do Olha! Recife deste fim de semana. Nos roteiros, a luta pela abolição da escravatura e as mais tradicionais pontes são atrativos confirmados. Seja de ônibus, de barco, a pé ou de bicicleta, os passeios são gratuitos e contam com a orientação de guias de turismo. O projeto de sensibilização turística é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer.

O tour de ônibus é no sábado (16) e traz o tema Circuito da Abolição, contando um pouco deste marco da história brasileira e seu impacto no Recife. Com saída às 14h, da Praça do Arsenal, o roteiro levará os participantes para conhecer a estátua de Joaquim Nabuco, um dos grandes nomes na luta para o fim da escravatura, no bairro de Santo Antônio. E também para o Teatro de Santa Isabel, Museu da Abolição e o bairro do Poço da Panela, onde viveu José Mariano que também lutou contra a escravidão em Pernambuco.

No sábado pela manhã, acontece o passeio de catamarã pelo rio Capibaribe. O roteiro vai contornar o Bairro do Recife, uma boa oportunidade para observar a cidade por um ângulo diferenciado, direto do rio. Será possível apreciar o Cais do Porto, os edifícios antigos do bairro e ainda o painel de Luiz Gonzaga, assinado pelo muralista Eduardo Kobra, que embeleza o prédio da Prefeitura do Recife. A embarcação sai às 9h do Catamaran Tours, que fica no Cais das Cinco Pontas.

Quem preferir uma boa caminhada pode optar pelo passeio a pé que acontece na manhã do domingo. O passeio vai abordar especialmente a vida de Joaquim Nabuco e toda sua trajetória na luta contra a escravidão no Estado. O roteiro conta com o Teatro de Santa Isabel, Praça Joaquim Nabuco, Rua Imperatriz (onde nasceu Joaquim Nabuco), Palácio Joaquim Nabuco, Rua da Aurora e Cemitério de Santo Amaro (onde fica o túmulo do abolicionista). O grupo sai às 9h, da Praça do Arsenal.

O passeio de bicicleta será pelas pontes da cidade, um dos principais atrativos turísticos recifenses. Saindo também às 9h da Praça do Arsenal, os ciclistas vão seguir pelo Cais do Apolo, pegar a Ponte do Limoeiro, continuar pela Rua da Aurora até chegar às pontes Princesa Isabel, Duarte Coelho e Boa Vista. Irão passar ainda pela Ponte 6 de Março, Praça da República, Ponte Buarque de Macedo, Maurício de Nassau, Avenida Martins de Barros, Cais de Santa Rita e Ponte Giratória. Depois retornam ao ponto de partida pela Avenida Alfredo Lisboa.

Para participar de qualquer um dos roteiros é necessário se inscrever pelo site www.olharecife.com.br, a partir das 8h desta sexta-feira (15). É solicitado que cada participante leve um quilo de alimento não perecível que será doado para instituições de caridade. O Olha! Recife é um projeto gratuito e todos os passeios contam com a presença de guias de turismo.

 

Serviço

Olha! Recife no Rio

Tema: Cais das Cinco Pontas

Quando: Sábado (16), às 9h

Saída: Catamaran Tours, bairro de São José

 

Olha! Recife de Ônibus

Tema: Circuito da Abolição

Quando: Sábado (16), às 14h

Saída: Praça do Arsenal da Marinha, no Recife Antigo

 

Olha! Recife a Pé

Tema: Circuito Joaquim Nabuco

Quando: Domingo (17), às 9h

Saída: Praça do Arsenal da Marinha, no Recife Antigo

 

Olha! Recife Pedalando

Tema: Circuito das Pontes

Quando: Domingo (17), às 9h

Saída: Praça do Arsenal da Marinha, no Recife Antigo