Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 14.05.16 - 20h28

CTTU inicia capacitação dos orientadores de trânsito

 
No Maio Amarelo, cerca de 320 profissionais receberam orientações de como proceder nos acidentes com vítimas
 
 
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) deu início à capacitação de cerca de 320 orientadores de trânsito, neste sábado (14), no auditório do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), no bairro da Boa Vista. A ação, que faz parte das atividades do Maio Amarelo, tem por objetivo aprimorar as abordagens dos orientadores de trânsito nos acidentes envolvendo vítima, e conta com o apoio do SAMU e do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE).
 
Para Francisco Irineu, Gerente de Educação para o Trânsito da CTTU, a capacitação dos orientadores de trânsito é muito importante para o tráfego na cidade. "Muitas vezes estes profissionais são os primeiros a chegar nos locais dos acidentes, então, é fundamental que eles possuam a abordagem correta nas colisões com vítima. É necessário ter noções de segurança para preservar a vida e ajudar os profissionais de saúde", afirma Irineu.
 
Antes de atuarem nas vias, todos os orientadores passaram por capacitação teórica, prática e vivência de campo. Lições como legislação de trânsito, rede semafórica, técnicas de operação de trânsito e abordagem foram passadas nos treinamentos.
 
Este foi o primeiro encontro de um total de seis, que vão acontecer aos sábados.
 
 
MAIO AMARELO - Trata-se de um movimento internacional com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A ação é coordenada entre o poder público e a sociedade civil, com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade. A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente. Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção principal colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável.