Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 14.05.18 - 15h51

Amanhã (15) tem Terça Negra no Pátio de São Pedro

img_alt

A tradicional celebração à cultura afro começa às 20h. A próxima terça-feira (22) também será negra no pátio, em homenagem ao Dia da África (Foto: Bruno Campos/ArquivoPCR)

 

Amanhã (15) é dia de celebrar o reggae no Pátio de São Pedro. A partir das 20h, a Terça Negra festeja o ritmo, dedicando a noite a um de seus mais lendários defensores e representantes: Bob Marley. Realizado pelo Movimento Negro Unificado, com apoio da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura Cidade do Recife e do Núcleo da Cultura Afro-brasileira, o evento começa às 20h, é gratuito a aberto ao público.

O tributo ao maior expoente do reggae mundial contará com a participação das bandas Massapê, Marlevou e Positividade, que subirá ao palco às 22h, encerrando o evento, mas não a programação preparada para o mês de maio pelo Movimento Negro Unificado.

Em celebração ao Dia da África, a Terça Negra terá programação em dobro este mês. No dia 22, o Pátio de São Pedro sedia outra grande festa, com cinco atrações e mais de oito horas de programação.

A festa começa às 16h, com uma feira afro de empreendedores e segue, das 19h às 23h, com apresentação do Fórum Permanente de políticas Públicas para Capoeira e apresentações do Balé Afro Magê Molê, do Afoxé Omulu Pá Keru Awo. Mantendo uma tradição cultivada há muitas terças, o encerramento será no embalo do coco, com o Coco dos Pretos.

Sobre a data - O Dia da África evoca a reunião de 32 chefes de estado africanos, em Addis AbebaEtiópia, no dia 25 de maio de 1963, para defender e emancipar o continente africano, libertando-o do colonialismo e do apartheid. Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU), referendou a importância da data instituindo o Dia da África.

A Terça Negra acontece no Pátio de São Pedro, Bairro de Santo Antônio, e tem entrada franca.

 

Programação de maio       

 

Dia 15 de maio

20h - Massapê 
 
21h - Marlevou 
 
22h - Positividade 
 
 
Dia 22 de maio

 

16h - Feira dos Afro empreendedores

19h - Apresentação do Fórum Permanente de políticas Públicas para Capoeira

20h - Balé Afro Magê Molê

21h - Afoxé Omulu Pá Keru Awo
 
22h - Coco dos Pretos