Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 14.05.18 - 18h39

Edição 2018 do Projeto Quartas da Dança começa nesta quarta-feira (16)

img_alt

Até o dia 14 de novembro,10 espetáculos de dança ocuparão o palco do Teatro Barreto Júnior, sempre às quartas-feiras. Oferecido pela Prefeitura do Recife, projeto assegura 90% das bilheterias arrecadadas para os próprios artistas e grupos. (Foto: Divulgação)

 

O projeto Quartas da Dança, que faculta a pauta do Teatro Barreto Júnior para espetáculos de dança com condições facilitadas, inicia a programação de 2018 nesta quarta-feira (16). Tudo em um Corpo por Liberdade, do Grupo InterCruzados, é o primeiro espetáculo a se apresentar.  E segue em temporada nos próximos dias 23 e 30 de maio. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e serão vendidos na bilheteria do teatro.

Inspirado no poema Navio Negreiro, de Castro Alves, o espetáculo investiga caminhos percorridos por um corpo na luta por sua liberdade e que cargas históricas e culturais são intrínsecas à experiência. A direção e trilha são de Carla Santana. Lin Caitano assina figurinos, maquiagens e coreografias. A luz é de João Victor e a fotografia, de DH Ferreira.

Até o mês de novembro, o Teatro Barreto Júnior recebe outros 9 grupos, também selecionados num chamamento realizado no mês de abril: Projeto Dança Pulsante; Grupo Essências Flamenca; Cia de Frevo do Recife; Grupo Artístico Jovens Encenam (AJÊ); Outros Ares Cia de Dança; Grupo Destramelar; Cia Mestiça de Cris Galdino;Cia de Dança Ferreiras; e Cia Sopro de Zéfiro e Ária Social. 

O objetivo do Quartas da Dança é assegurar palco e formar público para a dança na cidade, disponibilizando o Teatro Barreto Júnior com condições facilitadas para grupos, companhias e artistas independentes. Os grupos terão direito à bilheteria das apresentações, pagando apenas 10% da arrecadação pela ocupação do teatro. O projeto é realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Confira a programação completa:

 

Maio

- Dias 16, 23 e 30: Tudo em um corpo por liberdade, do Grupo InterCruzados

 

Junho

- Dias 6 e 13: Pernambuco Falando para o Mundo, do Projeto Dança Pulsante, mantido pelo Instituto Shopping Center Recife

 

Julho

- Dias 4, 11, 18 e 22: Compassos, do Grupo Essências Flamenca

 

Agosto

- Dias 1, 8 e 15: Frevariando, da Cia de Frevo do Recife  

- Dias 22 e 29: Índios do Brasil, do Grupo Companhia Artística Jovens Encenam (AJÊ)

 

Setembro

- Dias 5, 12, 19 e 26: Falso Brilhante, da Outros Ares Cia de Dança

 

Outubro

- 3 e 10: Destremelar, do Grupo Destremelar

- Dia 17: Magna, da Cia Mestiça de Cris Galdino

- Dias 24 e 31: Se tu Soubesses, da Cia de Dança Ferreiras

 

Novembro

- 7 e 14: Duvido, da Cia Sopro de Zéfiro e Ária Social