NOTÍCIAS

Cultura | 14.06.11 - 15h07

Ciclo junino do Recife promove debates sobre o forró e artistas homenageados

Encontros são realizados nesta quarta (15) e quinta (16), no Centro Cultural dos Correios, no Bairro do Recife

A trajetória do forró ao longo do tempo e a carreira artística Terezinha do Acordeon e o Quinteto Violado, homenageados do São João do Recife, são temas das Jornadas gonzagueanas, ciclo de debates realizados pela Prefeitura do Recife, nesta quarta (15) e quinta-feira (16), no Centro Cultural dos Correios. A rodada de conversas é uma promoção do Memorial Luiz Gonzaga, equipamento da Fundação de Cultura Cidade do Recife. Todos os encontros serão registrados para um posterior lançamento em DVD, garantindo, assim, a preservação da memória do forró e dos artistas nordestinos.

Nesta quarta-feira (15), às 15h, com o título “Romance de Terezinha com o acordeon”, a sanfoneira homenageada do São João contará um pouco da sua história. Com sete álbuns gravados, Terezinha simboliza a força feminina no forró. Nascida na cidade de Barbalha, no Ceará, a artista foi criada em Salgueiro, Pernambuco. Foram nas noites de forró no Engenho do Sítio Icós, pertencente ao seu avô materno, que começou a observar o toque da sanfona. Aos dez anos de idade, Terezinha começou a manusear uma pequena sanfona de 48 baixos, ponto de partida para sua carreira musical. Aos 14 anos, já ganhava os primeiros cachês, tocando no conjunto Os Cometas.

Ainda na quarta-feira (15), às 19h, acontece o debate “Forró: passado, presente e futuro”, com a participação do poeta e compositor Bráulio Tavares, do músico e Secretário de Cultura da Paraíba, Chico César; do presidente da Fundarpe, Fernando Duarte; e do jornalista e escritor José Mário Austregésilo.

Na quinta-feira (16), os 40 anos do Quinteto Violado, grupo homenageado do São João do Recife, são relembrados a partir das 19h, com show acústico e debate com integrantes do grupo. Com uma identidade sonora consolidada, que conquistou admiradores pelo Brasil e pelo mundo, o grupo lança este ano o projeto Lá Vêm os Violados: Quinteto Violado 40 Anos, que inclui um livro (escrito pelo jornalista pernambucano José Telles), CD, DVD e exposição iconográfica.

SERVIÇO
Jornadas gonzagueanas:
Quarta (15)
- 14h: Romance de Terezinha com o acordeon
- 19h: Forró: passado, presente e futuro
Quinta (16)
- 19h: Quinteto 40 anos
Local: Centro Cultural dos Correios – Av. Marquês de Olinda, 262, Bairro do Recife.
Informações: 3224-5739 / 3424-1935