Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 14.06.16 - 10h12

Evento reúne experiências negativas de empreendedores de sucesso como inspiração para novas iniciativas

img_alt

A Prefeitura do Recife foi parceira na ação. O aplicativo Colab.re foi um dos cases apresentados (Foto: Antônio Tenório/PCR)

 

Normalmente, empresas compartilham e trocam experiências exitosas como forma de buscar inspiração para o crescimento dos negócios. Porém, o FailCon, evento internacional que aportou pela primeira vez no Recife, trouxe nesta segunda-feira (13), uma nova visão. Grandes empresários recifenses do ramo de tecnologia e inovação apresentaram experiências negativas, que os ajudaram a criar posteriormente corporações de sucesso. A Prefeitura do Recife por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo apoiou e esteve presente na atividade. O evento é uma realização do Radar Executivo e mais de 100 empreendedores participaram.

O Colab foi uma das empresas convidadas. O CEO Gustavo Maia apresentou o passo a passo da criação da rede social que surgiu no Recife e desde março deste ano, é uma das ferramentas utilizadas pela Prefeitura para interação com o cidadão. A rede permite ao usuário cadastrar pedidos, solicitações e/ou sugestões, além de registrar reclamações e marcar o problema no mapa da cidade. Atualmente, são mais de 100 prefeituras cadastradas e dois prêmios internacionais alcançados. "A adesão da administração municipal recifense à nossa plataforma foi, pra mim, motivo de muita alegria e uma vitória no processo", contou Gustavo.

Para a secretária Berenice de Andrade Lima, o evento traz uma nova abordagem que pode contribuir para os negócios que nascem no Recife. "Hoje é aquele momento de pausa para discutir o que falhou. Essa parada pode impulsionar o sucesso, como vemos na apresentação desses cases. Aqui, também abrimos uma discussão sobre quais habilidades a cidade precisa desenvolver para apoiar ainda mais os empreendedores", disse.

A FailCon Brazil é a edição brasileira da conferência mundial que surgiu em São Francisco em 2009 com o objetivo de proporcionar a troca de experiências entre os empreendedores no âmbito das falhas. O evento já aconteceu nas cidades de Paris, Berlim, Tel Aviv, Dubai, Amsterdã, Bangalore, Barcelona, Sidney,São Francisco, Oslo e Tokyo.