Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 14.06.16 - 16h03

PCR inaugura primeira sede própria do Conselho Municipal de Educação

img_alt

Pela primeira vez na história, instituição passa a funcionar em um imóvel dedicado exclusivamente a ela (Foto: Irandi Souza/PCR)

 

O Conselho Municipal de Educação do Recife (CME) agora funciona, pela primeira vez em sua história, em um imóvel dedicado exclusivamente a ele. A primeira sede própria da instituição foi inaugurada nesta terça (14), na presença do secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, e da presidente do CME, Ana Lúcia do Rego Ferreira. A Prefeitura do Recife investiu R$ 150 mil na reforma do imóvel, situado na avenida Visconde de Suassuna, bairro de Santo Amaro, área central do Recife.

"É um dia histórico para a educação municipal. O Conselho exerce um papel muito importante, garantindo o controle social das políticas públicas. Nossa gestão valoriza muito o CME, tanto que quatro secretários-executivos são conselheiros e participam de todas as reuniões semanais", afirma o secretário Jorge Vieira. De acordo com ele, a sede própria proporcionará muito mais condições de trabalho para a equipe do Conselho, além de garantir visibilidade e se tornar mais acessível à população.

De acordo com a presidente Ana Lúcia, a inauguração marca um novo momento para o CME. "Agora temos uma identidade, um endereço. A população saberá onde nos encontrar e poderemos exercer melhor nosso papel de contribuição e cobrança em relação às políticas educacionais", destaca. O Conselho Municipal de Educação funcionou inicialmente no edifício-sede da Prefeitura do Recife e depois foi transferido para o Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania (Cetec), na Soledade.

O CME é um colegiado de 18 assentos que reúne diversos segmentos sociais, como professores, diretores de escolas municipais, estudantes, pais, sindicatos, Prefeitura, Conselho Tutelar e estabelecimentos privados. Seu papel é participar da construção e acompanhamento das políticas educacionais no Recife, além de fiscalizar a aplicação das verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e credenciar as escolas particulares de educação infantil.



Endereço do Conselho Municipal de Educação: Avenida Visconde de Suassuna, n° 141, bairro de Santo Amaro (esquina com a Rua Gervásio Pires).

Telefones de contato: (81) 3355-3540 (Conselho) e 3355-3555 (Comissão de Verificação).

Horário de funcionamento: 8h às 17h