Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Habitação | 14.06.16 - 15h49

Prefeito entrega mais 51 moradias na Zona Norte

img_alt

Conjunto Habitacional Vereador Miguel Batista foi entregue no Arruda em um novo padrão de acabamento realizado pela Prefeitura do Recife (Foto: Andréa Rego Barros/PCR)

 

Mais 51 famílias realizaram o sonho de ter uma casa própria no Recife. O prefeito Geraldo Julio entregou nesta terça-feira (14) as chaves dos imóveis para os moradores do Conjunto Habitacional Vereador Miguel Batista, localizado no bairro do Arruda e que faz parte do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) Beberibe. As obras foram realizadas pela Secretaria de Saneamento do município e cada residência é composta por sala, dois quartos, cozinha e banheiro. Do total de 51, treze apartamentos são adaptados para pessoas com deficiência física, com rampas de acesso e quartos no térreo. Foram investidos R$ 3,6 milhões na obra.

As casas foram entregues pintadas com cores diferentes, mais uma inovação do novo padrão de moradias da PCR, que também conta com uma área de convivência. A emoção tomou conta de cada um dos moradores que receberam as chaves, já que a transformação na vida das pessoas começa no primeiro dia após a mudança. “Muitas dessas famílias viviam em imóveis com situações precárias. Mas aqui a gente não faz apenas a entrega da casa com um cuidado em cada canto. Aqui tem carinho, atenção e sensibilidade. Isso tudo é o que representa, de fato, a verdadeira mudança na vida dessas pessoas”, disse Geraldo.

A primeira moradora a receber as chaves da mão do prefeito foi Márcia Maria da Silva. Ela se disse muito feliz em poder ter a mudança de vida que esperava há muito tempo. “A gente lutou muito por isso. Onde eu morava entrava muita água e eu passei muita dificuldade com as minhas filhas”, disse. Outra bastante empolgada e que não via a hora de já trazer as coisas para o novo lar foi a dona de casa Maria José Bezerra. “Eu recebi auxílio-moradia por muito tempo, pagava R$ 550 de aluguel e não via a hora de receber a minha casa. Hoje eu estou tendo o melhor dia da minha vida”, contou, também dizendo o cuidado que vai ter na casa nova. “Eu vou falar com cada um aqui para que o prédio seja bem cuidado. Não vamos deixar nada sujo e vamos zelar por isto que a Prefeitura nos deu”, acrescentou.

O conjunto homenageia o ex-vereador Miguel Batista. A família do homenageado compareceu ao ato de entrega das casas e demonstraram bastante emoção também. “Gostei muito da homenagem. Um prédio muito alegre, cheio de cor e estamos muito emocionados. A obra fui muito bem feita e tenho certeza que os moradores vão gostar muito daqui”, disse Maria do Carmo Batista, viúva do ex-vereador.

Desde o início da atual gestão, a Prefeitura do Recife já entregou 645 unidades habitacionais distribuídas em sete conjuntos habitacionais localizados nos bairros do Arruda, Fundão, Água Fria, Porto da Madeira e Dois Unidos, além de 36 apartamentos do conjunto do Pilar, em construção no Bairro do Recife. Essa gestão também mudou o padrão de qualidade dos apartamentos, que antes eram entregue no tijolo, e agora recebem reboco, pintura, cerâmica no piso e nas áreas molhadas e forro de gesso.

“Vamos entregar mais 1.000 unidades residenciais em oito conjuntos habitacionais até o final do ano, todos eles com obras em andamento. O próximo que vamos entregar será o Conjunto Residencial Governador Eduardo Campos. Até o final deste mês os moradores de lá já estarão em suas novas residências”, explicou o secretário de Saneamento, Alberto Feitosa.

PAC BEBERIBE – No último dia 7, a Prefeitura entregou o Conjunto Residencial Naná Vasconcelos, em Linha do Tiro. Lá, 64 famílias que viviam nas margens do Rio Morno foram beneficiadas. O Programa de Aceleração do Crescimento Beberibe é um projeto de saneamento integrado, desenvolvido pela Secretaria de Saneamento, que visa melhorias na infraestrutura urbana ao longo da bacia do Rio Beberibe. Tanto para condições de moradia, quanto na qualidade ambiental.