Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 14.06.18 - 22h01

Clima de São João toma conta do Recife Antigo com a Caminhada do Forró

img_alt

Ao som do legítimo forró pé-de-serra, prefeito Geraldo Julio participou do cortejo de forrozeiros. Esta é a 14ª edição do festejo, que dá o pontapé inicial no São João da capital (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Agora é oficial. Os festejos juninos foram abertos no Recife com a 14ª Caminhada do Forró, realizada na noite desta quinta-feira (14). O cortejo de forrozeiros partiu da Rua da Moeda, no Bairro do Recife, e o prefeito Geraldo Julio participou do arrasta-pé. Na Praça do Arsenal, o palco montado pela Prefeitura do Recife reuniu atrações como Josildo Sá, Maciel Melo, Nádia Maia, Petrúcio Amorim, Irah Caldeira e Terezinha do Acordeon para celebrar os ritmos juninos.

"A expectativa é realizar um grande São João na nossa cidade. Temos a abertura com essa grande caminhada e já iniciamos no Sítio Trindade a apresentação de quadrilhas. Lá é nosso maior polo junino, onde acontecem as maiores festas. E ainda temos 36 arraiais espalhados pela cidade. A gente está muito feliz e podemos dizer que está aberto o São João no Recife", afirmou o prefeito. 

E, a partir de agora, o balancê só acaba no fim de junho. O presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha, explicou que terá forró na cidade toda. “No Sítio Trindade, nosso principal arraial, terão três grandes espaços para show, para as quadrilhas, trio pé-de-serra e comidas típicas. Mas, além disso, vamos ter nove arraiais de bairros espalhados pela cidade e 17 arraiais tradicionais com o apoio da Prefeitura. Então é São João para todo mundo até dia 30 de junho”, comemorou.

Há 14 anos, a aposentada Francisca Serpa, 68 anos, não perde uma caminhada do forró. Animada e vestida de matuta nas cores da bandeira do Brasil, ela chegou cedo para aproveitar o forrobodó. “Desde o primeiro ano, estou aqui. Chego cedo e não paro, vou até o fim. É muito bom”, afirmou.

A educadora Geane Oliveira trouxe o marido Carlos para se divertir na festa. “Nossa cultura é muito diversificada e aqui vemos o melhor. O Nordeste é muito rico em cultura e, como pernambucana, eu aprecio demais e acho tudo muito lindo”, contou.

Na concentração, o arrasta-pé foi garantido pela "Forrovioca" da Prefeitura do Recife - quando a tradicional Frevioca do Carnaval do Recife entra no clima do São João - e Pecinho Amorim fez esquenta para o público dançar até a saída do cortejo, conduzido por cem forrozeiros.

A Caminhada do Forró é realizada pela Acontecer Projetos Culturais, com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, e do Governo de Pernambuco, através da Fundarpe.

#CicloJunino2018