Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 14.06.18 - 19h32

Final de Semana de festejos juninos, exposições de arte, caminhada ecológica e futebol no Recife

img_alt

Uma diversificada programação gratuita, a céu aberto e nos equipamentos públicos e culturais da cidade está garantida pela Prefeitura do Recife. (Foto: Wesley D'Almeida/PCR)

 

No fim de semana de estreia da Copa do Mundo e dos festejos juninos no Recife, a emoção e a diversão estão garantidas na cidade. Até domingo, tem quadrilha, procissão junina, mostra de cinema, exposições de artes visuais, brincadeiras, caminhada ecológica e transmissão do jogo do Brasil, tudo gratuito, oferecido nos espaços públicos da cidade e nos equipamentos culturais geridos pela Prefeitura do Recife.

Amanhã, os recifenses já têm um ótimo motivo para passear. A partir das 20h desta sexta-feira (15), ocorre o fim da primeira etapa das eliminatórias do 34º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas, realizada pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife. Durante toda a noite, o Pavilhão das Quadrilhas do Sítio Trindade receberá a música, a dança e a história de seis fortes concorrentes: Evolução (20h), Junina Matutada (20h45), Origem Nordestina (21h30), Zé Matuto (22h15), Junina Tom Maior (23h) e Brigões de Suape (23h45), que confirmarão um dos mais bonitos espetáculos da tradição junina nordestina.

Neste sábado (16), o passeio na roça segue na capital com uma procissão em devoção aos santos  juninos. A 12ª edição da Procissão dos Santos Juninos descerá o Morro da Conceição, arrastando centenas de fiéis e brincantes até o Sítio Trindade. A programação começa às 17h, com sagração das bandeiras, seguida de uma novidade: às 18h, as bandeiras abraçam a imagem de Nossa Senhora, antes de sair em caminhada até o Sítio Trindade. 

Ainda no sábado, tem programação também para os fãs da sétima arte. O MAMAM recebe a Mostra Cinema em Movimento - Circuito Universitário, com a exibição do filme Betinho – A Esperança Equilibrista, às 19h. A sessão é gratuita, aberta ao público e seguida de debate com acadêmicos, pesquisadores e pessoas ligadas a movimentos sociais, culturais e de direitos humanos.

Além disso, seguem em cartaz no museu as exposições A arte é um manifesto – 30 anos de Devotos, com backdrops, pôsteres, ingressos, capas de fitas demo e projetos gráficos dos discos que contam a história da banda de rock recifense, e ExistenCidades, do fotógrafo Beto Figueiroa. A entrada é gratuita, e o horário de funcionamento é das 13h às 17h. Excepcionalmente neste domingo, o museu não abre, por causa do jogo do Brasil na Copa do Mundo.

Outro museu gerido pelo poder municipal que tem programação gratuita no sábado é o Murillo La Greca. A Escola Livre de Imagem promove mais um encontro aberto ao público no local. O Caminhos para a Imagem desse mês vai ser um bate-papo com o fotógrafo Luiz Santos, às 16h. O museu não abre no domingo.

No Museu da Cidade do Recife, todo sábado é dia de diversão para a criançada.  Das 10h às 15h, o jogo O Forte e o Tempo convida os visitantes a interagir com a fortaleza de maneira divertida, participando de um jogo em que são desafiados a construir seu próprio forte. A disputa é para todas as idades e ideal para ser partilhada em família. A entrada é gratuita. O museu funciona das 9h às 17h no sábado e fecha às 13h no domingo, em função da Copa. 

No Paço do Frevo, Bairro do Recife, o projeto Sábado no Paço, que promove apresentações culturais de grupos e agremiações na Praça do Frevo (3º andar), vai receber o Bloco Compositores e Foliões às 16h. O museu também fecha no domingo (17),  devido à Copa. 

No Jardim Botânico e no Econúcleo da Jaqueira, o fim de semana será de intensa programação, com caminhada ecológica pela mata e contação de história no parque. No sábado, tem programação o dia todo, mas no domingo as atividades acabam mais cedo para todo mundo poder ver o jogo do Brasil.

Mas nada de ficar em casa na frente da TV. Para quem quiser curtir a Copa e a cidade ao mesmo tempo, vai ter telão de LED no Parque Santos Dumont, bairro de Boa Viagem. O projeto “Juntos numa só torcida. Recife verde e amarelo”, da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer começa às 13h, com a apresentação de um trio de forró pé de serra.

Outra opção para quem quiser assistir ao jogo do Brasil a céu aberto é o Cais da Alfândega. No local, estará instalada a Arena Brahma Nº1 com estrutura de telão e som. Será possível acompanhar todas as partidas da Seleção Brasileira no Mundial e ainda curtir atrações culturais, como Gustavo Mioto e seus hits Coladinha em Mim e Anti-amor.