Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 14.06.18 - 14h10

PCR lembra o Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa

Profissionais da Secretaria de Saúde do Recife conscientizam população na Estação Central do Metrô

 

Profissionais da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa e da Politica Municipal de Saúde da Pessoa Idosa, da Secretaria de Saúde do Recife, promovem ação de sensibilização na Estação do Metrô  Recife, das 8h às 12h, desta sexta-feira (15), para chamar a atenção para o Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa. O objetivo é conscientizar a população quanto à prevenção e violação dos direitos da pessoa idosa. A programação será aberta com a apresentação do Coral dos Idosos Novo Milênio e a apresentação de danças dos grupos dos idosos Corpo e Alma do bairro do Cabanga.

Na ocasião, serão distribuídos materiais educativos de prevenção à violência contra o idoso, com o apoio de várias instituições parceiras, a exemplo do Imip. Além disso, serão ofertados diversos serviços de saúde.  As pessoas poderão fazer avaliação do Índice de Massa Corpórea (IMC), aferir pressão arterial, se vacinar contra a Influenza (gripe). Profissionais também farão coleta de escarro para prevenção da tuberculose. Também haverá corte de cabelo e limpeza de pele.

Rede de Saúde - A Política Municipal de Saúde da Pessoa Idosa tem o objetivo de recuperar, manter e promover a autonomia e a independência dos idosos, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde para esse fim, em acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. É alvo dessa política todo cidadão recifense a partir dos 60 anos. A política possui três eixos: prevenção/promoção, assistência e educação permanente.

  • Prevenção – Programa Nacional de Imunização, garantindo imunização aos idosos recifenses, inclusive aos acamados; Fortalecimento das ações realizadas pelo Programa da Academia da Cidade (42 pólos), estimulando atividade física regular; atividades do Núcleo de Apoio às Práticas Integrativas, que desenvolve várias práticas, tais como: meditação, tai-chi-chuan, bioenergética, psicomotricidade, dança circular, biodança, fisioterapia, plantas medicinais, yoga e arte terapia atendendo, em sua maioria, idosos integrantes de vários grupos;
  • Assistência - O atendimento clínico, bem como o monitoramento das questões de Saúde, acontece na Atenção Básica, em que os idosos são acompanhados e monitorados por vários profissionais da Estratégia de Saúde da Família.  Nas unidades, há encontros nos grupos de discussão, dispensação de medicamentos (com consultas farmacêuticas) e orientações necessárias. Os casos mais graves são referenciados para consultas especializadas nas Policlínicas.; Nos serviços de odontologia os idosos são atendidos pelas Equipes de Saúde Bucal, e, quando necessitam de um tratamento especializado (estomatologia, endodontia, pacientes com necessidades especiais, periodontia e cirurgias bucomaxilofacial) ou prótese, são referenciados aos 8 Centros Especializados de Odontologia (CEO’s); O Serviço de Atendimento Domiciliar(SAD) dispõe de 540 Leitos e equipe multidisciplinar. Atende a pacientes acamados que, em sua maioria,  são idosos mediante a avaliação de profissionais; Saúde da Mulher, com consultas com Médico/Enfermeiro, citologia – demanda espontânea; exames de mamografia e complementares (colposcopia, ultrassonografia etc);
  • Educação permanente – São trabalhadas questões referentes à Política de Saúde da Pessoa Idosa através de capacitações, encontros, reuniões e seminários; Facilitadores de Grupos de Saúde dos Idosos (ACS, médico, enfermeiro, NASF); e capacitação direcionada a outros profissionais da Atenção Básica.

 

 

 

 

 

 

 

 

---