Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 14.06.18 - 20h52

Recife Bom de Bola promete reunir cerca de 500 equipes em 2018

img_alt

O campeonato de futebol de várzea promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer já está com inscrições abertas (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Começaram nesta quinta-feira (14) as inscrições para o Recife Bom de Bola, o campeonato de futebol de várzea que promete movimentar a cidade durante o segundo semestre do ano. Promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, o Recife Bom de Bola é um torneio que utiliza a paixão nacional do brasileiro, o futebol, como ferramenta de inclusão social e interação entre as comunidades. A expectativa é que cerca de 500 equipes participem nesta edição.

O lançamento e pontapé inicial do processo de inscrições para o Recife Bom de Bola 2018 aconteceu hoje, no Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, com direito a duas partidas comemorativas. As inscrições seguem abertas até o dia 17 de julho. Para participar é necessário se inscrever no site recifebomdebola.com.br que está todo reformulado para facilitar o processo. O regulamento também já está disponível neste mesmo endereço virtual. Todos os times devem ter ao menos 13 jogadores inscritos e os documentos necessários são a carteira de identidade e o cadastro de pessoa física (CPF).

A secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça, destaca que o Recife Bom de Bola é uma oportunidade para revelar grandes talentos e também possíveis futuros jogadores profissionais. “O ano passado o Recife Bom de Bola já foi um sucesso e este ano o campeonato será ainda maior porque acreditamos que mais times irão participar. Além da atividade física e da integração social, é também uma oportunidade de revelar novos talentos”.

O primeiro amistoso acabou em empate entre o Peñarol e Arte e o Projeto Sensação do Ibura, representando a categoria Sub 11 e, em seguida, o Centro Esportivo do Pina venceu por 4 a 1 a Escolinha do Náutico/Colégio Santa Tereza, ambos vão competir este ano na categoria Sub 13. “Este é um campeonato muito importante, especialmente para as crianças que estão começando agora. É um torneio que abre portas, os times locais podem encontrar grandes talentos aqui. O Recife tem muito jogador bom só esperando uma oportunidade para jogar”, comentou o representante do Centro Esportivo do Pina, Henrique Xavier.

Neste primeiro semestre, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife realizou uma série de reuniões em todas as seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) para envolver todos os representantes de times da cidade. No ano passado o Recife Bom de Bola realizou mais de 580 jogos, envolvendo quase 400 equipes e 10 mil atletas. “O mais legal do Recife Bom de Bola é que ele é um campeonato feito em parceria com as comunidades. Os jogadores, representantes e técnicos são os nossos co-criadores. Todas as críticas e sugestões são analisadas na intenção de fazer um torneio que agrade a todos”, afirmou a secretária executiva de Esportes, Yane Marques. 

O homenageado desta edição é o jogador Carlinhos Bala, que já participou do Recife Bom de Bola. “É um privilégio poder servir de inspiração para essas pessoas, especialmente para as crianças. Meu conselho é que eles foquem no objetivo porque só assim a gente consegue alcançar um sonho. Um dia eu estive me esforçando e superando as dificuldades para poder treinar. Eu nem imaginava que chegaria onde cheguei”. Atualmente, o atleta joga pelo Clube Atlético Taboão da Serra, e é um dos grandes nomes do futebol pernambucano, jogando pelos três grandes times do Estado, Sport, Náutico e Santa Cruz.

O Recife Bom de Bola é dividido em sete categorias: Sub 11, Sub 13, Sub 15, Sub 17, Aberto, Veterano e Feminino. O primeiro jogo do campeonato está marcado para o dia 11 de agosto e será no campo do Quartel do Derby, na área central do Recife, logo após a realização do cerimonial de Abertura. A previsão é que o encerramento do Recife Bom de Bola seja em dezembro. Os vencedores do campeonato serão contemplados com troféus e medalhas. Os goleiros destaque e os artilheiros de cada categoria também terão premiações específicas.

Homenageado – José Carlos da Silva, de 38 anos, mais conhecido como Carlinhos Bala foi escolhido pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife como o grande homenageado da edição 2018 do Recife Bom de Bola. Carlinhos Bala vestiu a camisa dos três principais clubes pernambucanos, ficando nacionalmente conhecido em 2005 quando fez parte da boa atuação do Santa Cruz no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil jogando pelo Sport em 2008.