Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 14.07.17 - 16h18

Espetáculo Gloriosa Vida e o Triste Fim de Zumba Sem Dente é encenado na Semana Hermilo

Baseada no texto O Traidor, de Hermilo Borba Filho, a peça marcou a sexta noite de comemorações aos cem anos do romancista. Programação encerra amanhã

 

 

Na reta final da semana de programação montada pela Prefeitura do Recife para celebrar o centenário do autor, encenador, professor, crítico e ensaísta Hermilo Borba Filho, a quinta-feira (13) foi dedicada à encenação da peça A Gloriosa Vida e o Triste Fim de Zumba Sem Dente. Oferecidas pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, em parceria com a Secretaria de Cultura de Pernambuco e com a editora Cepe, as atividades, gratuitas e abertas ao público, encerram amanhã (15). 

Na noite de ontem, o Teatro Hermilo Borba Filho abriu suas portas e palco para contar a história de Zumba sem Dente, personagem extraído do conto O Traidor, de autoria de Hermilo, um sapateiro bolchevista, candidato a prefeito na cidade de Palmares, que acaba sendo sequestrado e morto. A montagem teve adaptação e direção de Carlos Carvalho, e direção musical de Juliano Holanda. No elenco: Mario Miranda, Andrezza Alves, Flávio Renovatto e Daniel Barros.

A Gloriosa Vida e o Triste Fim de Zumba sem dente é uma peça política, que fala sobre os sonhos que valem pouco, homens que valem muito e manobras para sufocar a liberdade. A montagem usa vídeos com depoimentos reais e desenhos, sem contextualizar época alguma, para expor ocasiões de barbárie contra figuras que lutaram por um mundo mais justo, além de utilizar mamulengos e ritmos do cavalo-marinho, ciranda e frevo, que deixam o texto leve e engraçado.

Para quem já teve contato com a obra e também com a pessoa de Hermilo, a noite foi ainda mais especial. “Meu marido era o cardiologista de Hermilo, ele freqüentava a minha casa e nós, a dele. Em todas as conversas, o artista sempre nos acrescentava algo, além de nos divertir muito. Todos os papos terminavam em boas e longas gargalhadas. O que fica é a saudade. Estamos aqui para prestigiar o legado deixado por ele e conhecer o teatro que leva seu nome”, disse a escritora e professora aposentada, Genoveva Tompson, de 82 anos.

A atriz e Relações Públicas, Sônia Bierbard, de 60 anos, veio homenagear Hermilo pelos cem anos, prestigiar um belo trabalho cênico e trazer algumas alunas que não conheciam o teatro. “Sou apaixonada por esse dramaturgo e por suas obras. Ele revolucionou, trouxe a cultura popular para dentro do teatro, isso é fantástico. Aproveitei e trouxe minhas alunas pela primeira vez ao teatro que leva seu nome. Todas ficaram impressionadas com tanta beleza”, enfatizou a atriz.

A médica Lígia Arruda, de 65 anos, veio assistir a peça acompanhada de familiares e amigos. “Já li alguns livros de Hermilo e sou fã. Um grande nome da literatura e dramaturgia, que precisamos sempre lembrar e homenagear”.

A professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal do Rio Grande do Norte Patrícia Barreto trouxe 36 alunos para conhecer de perto Hermilo Borba Filho e assistir uma peça teatral baseada no texto do multiartista. “Trouxe os meninos para uma aula prática com foco no desenvolvimento teatral e na linguagem do teatro. Nada melhor que uma encenação com texto desse mestre da dramaturgia. Estou muito contente por levar a obra de Hermilo para o dia a dia desses jovens. Meu objetivo como admiradora do teatro brasileiro e professora é inserir o teatro na vida dos meus alunos para que eles possam conhecer o humano através da linguagem da arte”.

Para o estudante do 2º ano do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Nilson Hermínio, de 16 anos, a experiência de assistir uma peça com textos de Hermilo Borba Filho foi maravilhosa. “A aula prática é bastante interessante. Não conhecia as obras de Hermilo, mas agora quero ler tudo. Essa noite foi muito importante para nosso currículo.”

Programação – Hoje (14), a programação continua no Teatro Hermilo Borba Filho com a encenação do espetáculo Mucurana, o Peixe que será novamente apresentado, a partir das 19h. E no sábado (15), encerrando a programação, mais um conto de Hermilo ganha os palcos, a partir das 19h. O espetáculo A Rã, adaptado e dirigido por Luiz Manuel, a partir do conto de mesmo nome escrito por Hermilo, será encenado pelo Coletivo Caverna, com os atores Claudio Lira e Raimundo Branco.

Sobre Hermilo – Um dos autores e homens de teatro mais atuantes e inventivos do Nordeste, Hermilo Borba Filho, nascido no Engenho Verde, da cidade de Palmares, em 1917, tinha enorme e declarado apreço pela cultura e pelas tradições nordestinas. Escritor, encenador, professor, crítico e ensaísta, foi diretor artístico do Teatro do Estudante de Pernambuco e fundador do Teatro Popular do Nordeste, além de ter deixado uma profícua produção literária, de Palmares para sempre.

 

Programação da Semana Hermilo

 

Dia 14 (Sexta-feira)

 

A partir das 10h – Exposição Hermilo 100 anos

19h – Espetáculo Mucurana, o Peixe, no Teatro Hermilo Borba Filho

 

Dia 15 (Sábado)

 

A partir das 10h – Exposição Hermilo 100 anos

19h – Espetáculo A Rã, no Teatro Hermilo Borba Filho