NOTÍCIAS

Assuntos Jurídicos | 14.07.17 - 10h50

Procon Recife apreende mais de 80 kg alimentos impróprios para o consumo em padarias de Boa Viagem

 
Fiscalização realizada durante a semana encontrou produtos vencidos e acondicionados de forma indevida
 
 

O Procon Recife apreendeu, em padarias da Zona Sul, mais de 80 kg de alimentos impróprios ao consumo, incluindo produtos com prazo de validade vencido, acondicionados de forma indevida ou sem a indicação do fabricante e validade. As operações aconteceram durante a semana e os estabelecimentos foram notificados para apresentar defesa dentro de 10 dias. Após o julgamento do processo, caso a ilegalidade fique comprovada, o Procon Recife aplicará multa e outras penalidades cabíveis.

Na padaria Pan Jovem, em Boa Viagem, foram apreendidos 37 pacotes de fubá expostos para venda, com prazo de validade de 7 de junho. E ainda 26 pacotes de tempero misto vencido desde 30 de junho, bem como uma peça inteira de presunto vencida no dia 26 do mesmo mês, além de diversos alimentos, totalizando 16 itens diferentes. A fiscalização no estabelecimento ocorreu na terça (10).

Os fiscais encontraram, na padaria Dona Rosa, também em Boa Viagem, um pacote de 2,5 Kg de orégano chileno vencido desde setembro de 2016. O produto estava sendo utilizado para a fabricação de produtos para venda, como pães, torradas e salgados. A fiscalização ocorreu na quarta-feira (11). Além disso, foram encontrados outros alimentos fora do prazo de validade ou que não traziam a data de fabricação e validade.

Na mesma data, na padaria Azul Mar, no mesmo bairro, foram encontradas seis peças de queijo coalho vendido no peso, sem a indicação do prazo de validade, e outros produtos vencidos desde 19 de junho. Também havia um saco de 25 kg de farinha de trigo aberto, que estava sendo utilizado para a fabricação de pães, vencido desde 6 de julho.

“É preciso que o consumidor fique atento. Ao comprar, é necessário verificar o prazo de validade e aparência do alimento a ser adquirido. Em caso de dúvida, denunciar ao Procon Recife, que enviará uma equipe de fiscalização ao local para verificação”, recomenda o secretário-executivo do Procon Recife, José Neves. Quanto aos produtos vendidos a granel (no peso), ele esclarece que o consumidor pode pedir para verificar o prazo de validade da peça, antes de o estabelecimento pesar e colocar sua etiqueta própria.

ATENDIMENTO - O Procon Recife atende pelo telefone 0800 28 11 311, além do e-mail procon@recife.pe.gov.br. O órgão é localizado na rua Carlos Porto Carreiro, 156, Boa Vista, e atende das 8h às 13h. Há também os postos avançados de atendimento no Compaz Governador Eduardo Campos, localizado na avenida Aníbal Benévolo, s/n, Alto Santa Terezinha, e no Compaz Escritor Ariano Suassuna, que fica na avenida General San Martin, s/n, esquina com a Abdias de Carvalho.