Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 14.08.17 - 11h09

Dia do Estudante é celebrado com muita arte

img_alt

O evento contou com apresentações de grupos de música, bandas marciais, teatro, dança, exposições e declamação de poemas, tudo produzido nas escolas (Foto: Karolina Ferraz)

 

A Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife comemorou o Dia do Estudante, na sexta-feira (11), com apresentações culturais e troca de experiências entre alunos e alunas de 14 escolas municipais de Anos Iniciais, Finais e Educação de Jovens e Adultos. A 2ª Mostra Municipal de Talento Artístico Estudantil/Show de Talentos aconteceu durante toda a manhã e se repetiu à noite no auditório da Escola de Formação de Educadores Paulo Freire, na Madalena.
 
As apresentações incluíram grupos de música, bandas marciais, teatro, dança, exposições e declamação de poemas, tudo produzido nas escolas. Os estudantes da Escola Municipal Costa Porto (Joana Bezerra), por exemplo, apresentaram um jogral de combate ao racismo tendo como inspiração poemas da escritora peruana Vitória Santa Cruz. Segundo a professora de Artes da unidade de ensino, Lucélia Albuquerque, o objetivo foi combater o bullying entre os alunos e trabalhar o respeito mútuo.
 
“A autora dos poemas sofreu muito preconceito racial em seu país e produziu um texto muito bonito e educativo mostrando que a cor da pele, textura dos cabelos e outros detalhes físicos não podem ditar as relações humanas e todos merecem respeito, carinho e atenção. Acredito que essa apresentação de hoje ajuda a reforçar essa cultura entre os alunos”, argumentou Lucélia. Fazendo coro com sua professora, Adrielma da Silva Uchoa, de 11 anos, que fez parte do jogral, acha que o racismo precisa acabar. “Acho muito legal esse poema que apresentamos hoje porque reforça ideia de que todos são iguais independente de sua raça. Gostei muito de participar”, ressaltou a menina.    
 
Uma das apresentações mais aplaudidas foi o coco de roda produzido pelos alunos da Escola Municipal Divino Espírito Santo, da Caxangá. Com meninos caracterizados com chapéu de palha e as meninas de saia rodada de chita colorida e flores nos cabelo, o grupo de 16 alunos fez um belo show. A coreografia foi produzida com ajuda  das professoras Edvane Neves e Gleice Quirino. “Acho que, além de valorizar a nossa cultural, essa apresentação colabora para o aumento da autoestima e no entrosamento dos estudantes”, acredita Edvane. Lara Sales, de dez anos, não escondia a alegria de participar da festa. “Pesquisamos e ensaiamos bastante. Foi muito legal dançar para um grande público, estou muito feliz”, frisou.
 
Mas não foram apenas as apresentações culturais brasileiras que chamaram a atenção dos professores, dirigentes e colegas que formavam o público presente. O tango argentino, nos passos sincronizados de Raiza Oliveira, de 15 anos, e Pedro Henrique, de 14, da Escola Dom Bosco (Jardim São Paulo), provou que a cultura é universal. “Eu sempre gostei muito de dançar. Faço parte de um grupo de dança da nossa escola e acho o tango muito bonito. Acho que fizemos uma boa apresentação”, afirmou a garota. A dirigente da Dom Bosco, Maria Costa, estava orgulhosa de seus pupilos. “Além do tango, trouxemos o frevo. Em minha opinião eventos como esse são uma ótima oportunidade de aproximar as escolas e melhorar o entrosamento dos nossos alunos. Foi muito positivo”, disse Costa.
 
Ana Márcia de Sousa, gerente de Anos Finais da rede municipal do Recife acredita que a 2ª Mostra de Talentos foi um sucesso. “Nosso objetivo é valorizar cada vez mais as boas práticas educacionais e pedagógicas desenvolvidas nas unidades de ensino e, ao mesmo tempo, aproximar os estudantes e motivar os professores”, garantiu.