Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 14.08.17 - 19h44

Recife terá conexão direta com a cidade de Bogotá

img_alt

A mais nova linha de voo da Avianca foi anunciada na tarde desta terça (14) e deve começar a operar na primeira semana de dezembro. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Recife se destaca mais uma vez como uma cidade global e terá um novo destino para vôo internacional. Desta vez, a capital pernambucana vai operar a linha Recife-Bogotá, que passa a ligar os pernambucanos à capital da Colômbia, principal centro financeiro, cultural, administrativo e urbano do país. O prefeito Geraldo Julio participou, com o governador Paulo Câmara, da cerimônia de formalização do voo que ocorreu na tarde desta segunda-feira (14), no Palácio do Campo das Princesas, e que contou ainda com a presença do vice-presidente da Avianca no Brasil, Tarcísio Gardione, do secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, do presidente da Empetur, Adailton Feitosa, da secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça. 

"Mais um voo importante, e agora para Bogotá, que possui um HUB internacional de destaque. O Recife saiu de quatro destinos internacionais para onze nos últimos anos. Quanto mais vôos internacionais vierem é mais emprego, mais gente nos restaurantes, comprando, movimentando o turismo e a economia da nossa cidade, gerando renda. Esta é uma iniciativa maravilhosa para o Recife", comentou o prefeito Geraldo Julio.

Com duração de seis horas, o novo voo será operado pela Avianca e será realizado num Airbus 319 com capacidade para 132 passageiros, que tem classe única e deve começar a operar na primeira semana do mês de dezembro. De acordo com o Governador Paulo Câmara, este vôo imprime mais uma marca de destaque para Pernambuco. "A Colômbia é o segundo maior PIB da América do Sul, e este voo se junta a outros que já temos. Estamos bem confiantes de que a estratégia de atração de turistas seja de lazer, seja de negócios, tenha êxito. Temos nos destacado como único estado do Nordeste que tem aumentado quantidade de passageiros nos aeroportos durante a crise, então, estamos avançando e temos diversos atrativos para que cada vez mais possamos estimular a economia e a nossa cultura", afirmou.

O vice-presidente da Avianca no Brasil, Tarcísio Gardione comentou sobre a expectativa."Estamos muito animados porque Recife cria um volume da faixa de vários estados e cidades que serão atendidas. Esta é uma região que faz o papel de distribuidor e derrame para além de Recife mesmo, e do próprio estado, atendendo Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, etc". A partir do novo destino, Pernambuco terá 11 voos internacionais, o melhor resultado em voos internacionais na história. O Estado está conectado aos seguintes destinos e pelas seguintes empresas: Lisboa (TAP), Montevidéu (GOL), Buenos Aires (LATAM e GOL), Cabo Verde (TACV), Frankfurt (Condor), Cidade do Panamá (Copa Airlines), Miami (Latam), Milão (Meridiana), Orlando (Azul) e Munique (Condor).

Bogotá conta com 8,5 milhões de habitantes, na sua Região Metropolitana e é considerada a 4ª mais populosa cidade da América do Sul, superada somente por São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires. Segundo o Secretário de Turismo , Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, o crescimento no número de voos no Estado faz parte de estratégia do governo de desenvolver a economia local. “Não teremos simplesmente uma ampliação na nossa malha aérea, mas estamos falando de turismo, oportunidades e empregos para os pernambucanos”, que comentou ainda que no ano de 2014, eram somente quatro destinos e quatro vôos internacionais chegando em Pernambuco, que vinham de Lisboa, Panamá, Miami e Frankfurt.