Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 14.08.18 - 10h31

Prefeitura do Recife lança CurioCidades, projeto especial dentro do Olha! Recife

Inspirado na mania de grandeza recifense, passeio inaugural acontece nesta quarta (15), no Museu do Trem, bairro de São José

 

Uma das marcas mais fortes do pernambucano é o seu ufanismo, o amor pelas coisas da terra e, especialmente, a mania de grandeza. E não é à toa que esses sentimentos surgem, já que a riqueza das histórias locais dão motivo de sobra para tanto. Pensando nisso, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, dá início, nesta quarta-feira (15), ao CurioCidades, um projeto especial executado dentro do já consagrado projeto de sensibilização turística Olha! Recife.

Com temas que sempre vão enaltecer os adjetivos e superlativos que enchem de orgulho pernambucanos e, em especial, recifenses, o passeio inaugural do CurioCidades será a pé e vai aproveitar a XI Semana do Patrimônio de Pernambuco, no Museu do Trem, que fica na Estação Central do Metrô do Recife, e vai abordar temas ligados à presença do transporte ferroviário e aeroviário no Recife, dentre outras curiosidades: Ascenso Ferreira; o primeiro trem urbano da América Latina; as viagens ao Cabo de Santo Agostinho, ainda no século 19; os trens de Palmares, de Alagoas; o Diario de Pernambuco, jornal mais antigo da América Latina em circulação;  o Cinema do Recife, o ciclo do Recife na década de 1920; Zeppelin, a única torre de atracação no mundo ainda de pé.

As inscrições gratuitas podem ser feitas no site www.olharecife.com.br. O passeio inicia às 14h, saindo da Praça do Arsenal, no Recife Antigo, e será capitaneado por um ator que vai representar Ascenso Ferreira. Aos moldes do Olha! Recife Literário e do Uma noite no Museu, o CurioCidades vai oferecer roteiros temáticos com intervenções artísticas que vão mexer ainda mais com o imaginário e fortalecer a autoestima dos pernambucanos.

Os roteiros vão acontecer no penúltimo sábado de cada mês e levarão os inscritos a locais onde a história vai se misturar com a imaginação, a arte e o fantástico, costurando épocas, personagens, paisagens e o patrimônio material e imaterial através de orientações com guias especializados e atores que revelarão curiosidades históricas, artísticas, sociais, políticas, econômicas e culturais de séculos passados e da atualidade.

 

Serviço

Inscrições: www.olharecife.com.br