Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Juventude | 14.09.17 - 17h34

Conselho Municipal de Juventude elege comissão colegiada para o biênio 2017-2019

img_alt

Os três representantes eleitos para o colegiado coordenarão as atividades da nova composição do conselho e o representarão legalmente. (Foto: Neide Andrade/Cortesia)

 

Os 47 novos membros do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude do Recife (CMPPJ) se reuniram, nessa quarta-feira (14), para discutir o regimento interno para o biênio 2017-2019 e para eleger a comissão colegiada. Composta por três representantes, a comissão coordenará as atividades do conselho e o representará legalmente. Os eleitos foram a secretária-executiva de Juventude do Recife, Camila Barros, representando a gestão municipal; Bruna Alves, que representa as entidades ligadas à Juventude, e Márcio Wamberto, representando os jovens eleitos pelas seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) da cidade.

A secretária-executiva Camila Barros demonstrou satisfação com a comissão eleita porque contemplou a diversidade de gênero, raça e ainda o segmento de jovens com deficiência. "Depois desse processo democrático de escolha, passamos a contar com dois parceiros importantes no colegiado: Bruna, que é mulher do segmento de pessoas com deficiência, e Márcio Wamberto, que é um jovem eleito pela RPA 4, indicado pela juventude. Estamos entrando numa nova fase dentro do Conselho”, destacou a representante da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, ao qual o CMPPJ é ligado.

Bruna Alves, conselheira indicada pelo Instituto dos Cegos Antônio Pessoa de Queiroz, destacou a importância de ser eleita para a comissão. "Por ser mulher, jovem e com deficiência, acho importante fazer parte desta comissão colegiada. Precisamos ter voz nesses espaços para fazer com que as nossas lutas sejam cada vez mais respeitadas na sociedade", defendeu.

Os 47 novos membros do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude do Recife tomaram posse há um mês, em cerimônia realizada no Paço do Frevo, no Bairro do Recife. Na mesma semana, eles participaram de uma formação em um seminário em que os conselheiros da gestão 2015-2017 fizeram um balanço dos dois anos de atuação, na Escola Profissionalizante Dom Bosco, em Casa Amarela. A nova composição do conselho atuará no biênio 2017-2019.

Em julho, cerca de 800 pessoas participaram das votações que elegeram 11 jovens de 15 a 29 anos como representantes das seis RPAs da cidade e 18 representantes de movimentos, entidades, organizações, redes e fóruns de Juventude. Também fazem parte da nova composição do CMPPJ 16 profissionais ligados à Prefeitura do Recife e dois vereadores, entre titulares e suplentes. O objetivo do Conselho Municipal de Juventude é fortalecer a autonomia, organização e participação social dos jovens da capital pernambucana; formular e propor políticas afirmativas de promoção e garantia dos direitos da juventude, assim como as diretrizes da ação governamental.