Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 14.09.18 - 17h48

Gincana pedagógica da Escola Dom Bosco resgata valores cidadãos

 Estudantes arrecadaram três toneladas em alimentos durante atividades.

 

Foi com muita animação e alegria que os estudantes, professores e dirigentes da Escola Municipal de Tempo Integram Dom Bosco, de Jardim São Paulo, encerraram, nesta sexta-feira (24), os 15 dias de competições da 1ª Gincana Solidária da unidade de ensino. Com o tema “Semeando valores, colhendo atitudes”, o evento envolveu todos os 413 alunos de anos finais do ensino fundamental – do 6º ao 9º ano. Divididos em 13 equipes, eles cumpriram diversas tarefas educativas ligadas ao resgate da cidadania e a valorização do aprendizado.

A taxa de inscrição foi a doação de alimentos não perecíveis e produtos de limpeza e higiene, com a arrecadação de cerca de três toneladas. O material será doado para o abrigo de idosos Cristo Redentor (Curado) e mais duas instituições filantrópicas ainda não escolhidas.

Nesta sexta-feira, durante o encerramento do evento, os alunos apresentaram as últimas tarefas para escolha das três equipes vencedoras. “Cada equipe ganhou uma cor e um nome ligado a valores humanos, como justiça, amor, ética, e igualdade, entre outros, enquanto as 17 tarefas da competição incluíram desafios importantes, como melhora do rendimento escolar e valorização do espaço físico da escola”, explicou a coordenadora pedagógica da Dom Bosco, Luciana Lira.

Ela disse ainda que o balanço da gincana foi muito positivo. “Foram 15 dias de muitas atividades e empolgação, pois nossos estudantes conseguindo desenvolver ações que tratavam de valores específicos, como os temas de cada grupo, mas também o respeito ao próximo e ao ambiente escolar, além da valorização do próprio aprendizado”, garantiu a educadora.

Professora de inglês do 8º B, que teve “Educação” como tema na gincana, Michelangela Melo, elogiou a disputa pedagógica. “Este é um evento que motiva, respeita e incentiva os estudantes, contribuindo para torná-los mais unidos e mais interessados em aprender”, resumiu.

O estudante Luan Leonardo, de 12 anos, disse que a direção da escola acertou em cheio ao promover a gincana. “Meu grupo adotou o tema Ética, que foi bastante discutido em sala de aula. Acho que eventos desse tipo fazem com que a gente se esforce mais, fique mais unido e, principalmente, passe a respeitar mais os colegas, professores e todos que fazem a comunidade escolar”, resumiu.

Rouca de tanto vibrar e gritar durante as apresentações das tarefas, Beatriz Vitória, de 12 anos, da equipe “Igualdade”, era só alegria. “Achei essa gincana muito legal e gostei de participar. A cada apresentação de um novo grupo, a gente aprendia um pouco mais. Foi muito motivador e ajudou bastante para a aproximação dos colegas e o aumento da autoestima de muita gente”, ressaltou.

A 1ª Gincana Solidária da unidade da EMTI Dom Bosco foi vencida pela equipe “Ética”, formada por alunos do 6º ano C. Em segundo lugar, ficou o grupo “Amor” (8º A) e em terceiro a equipe “Justiça” (9º B). Só os alunos classificados em primeiro ganharão prêmio: uma viagem especial, com data e local ainda não definidos.