NOTÍCIAS

Assistência Social | 14.10.15 - 18h00

ONGs do Transforma Recife compartilham experiências com Governo de Pernambuco e Prefeitura de Petrópolis

img_alt

No encontro, a primeira dama do Recife, Cristina Mello, recebeu a primeira dama de Pernambuco, Ana Luiza Câmara, e a primeira dama da cidade de Petrópolis (RJ), Luciane Bomtempo. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

A plataforma de voluntariado da Prefeitura do Recife, Transforma Recife, completa seis meses no ar confirmando que já ultrapassou os limites da cidade. Na reunião mensal que a equipe do projeto realiza com as ONGs, três convidadas especiais compartilharam do momento de troca de experiências entre as instituições. Nessa reunião do mês de outubro, a primeira dama do Recife, Cristina Mello,  recebeu a primeira  dama de Pernambuco, Ana Luiza Câmara, e a primeira dama da cidade de Petrópolis (RJ), Luciane Bomtempo. A ideia é divulgar o Transforma para que outros voluntários se engajem e mais instituições sejam beneficiadas.

Representantes de 84 das 350 instituições inscritas na plataforma participaram do encontro, que tem o objetivo de formar uma rede de solidariedade, promovendo troca de experiências e capacitação das equipes das entidades. O Transforma Recife já promoveu palestras de captação de recursos, voluntariado e rede sociais. Cinco ONGs relataram as mudanças positivas que o Transforma Recife realizou em seus projetos e como essa experiência em rede vem fazendo a diferença no voluntariado do Recife. Atualmente, 4o mil voluntários estão cadastrados na plataforma.

Um dos depoimentos foi da  representante do PEPE Areias, Mônica Duquine, instituição que desenvolve um trabalho voluntário com crianças em situação de risco. Ela explica que o programa literalmente “transformou” o trabalho oferecido aos beneficiados. “Nós estamos juntos ao Transforma Recife desde o início, mas foi nos últimos dias que eu precisei de uma mobilização maior e pude contar com o programa. Nós estávamos tentando reformar o nosso parque infantil há cerca de dois anos e no mês passado eu lancei na plataforma essa proposta de mutirão para nos ajudar. No dia seguinte, houve um grande movimento e cerca de 60 voluntários compareceram para nos ajudar e em uma semana, nosso parquinho estava pronto”, concluiu. No final da reunião aconteceu o sorteio  com as ONGs presentes de duas motos doadas pela Shineray. O Grupo Partilhar e a Associação Pernambucana de Apoio aos Doentes de Fígado (APAF) foram as instituições contempladas. A entrega dos prêmios acontece na primeira semana de dezembro.

O Transforma Recife é o primeiro projeto de voluntariado no Brasil lançado por uma prefeitura. O público em geral pode se cadastrar na plataforma digital do programa através do site www.transformarecife.com.br. No Transforma Recife, os voluntários realizam o cadastro incluindo preferências de atuação, localização, horários e causa ideal, com as diversas oportunidades de voluntariado. Já as entidades se inscrevem informando as necessidades para ampliarem ou desenvolverem melhor os trabalhos. Em seguida é feito o cruzamento dos dados para que os voluntários e instituições sejam aproximados. É possível também realizar a inscrição na sala física do projeto. O espaço já está funcionando na Rua do Bom Jesus, n° 180, das 9h às 12h e das 15h às 17h.