NOTÍCIAS

| 14.11.14 - 15h58

Ação do Novembro Azul oferece exames de câncer de próstata para homens do Recife

Os exames poderão ser feitos em seis hospitais da cidade, neste sábado (15)

Seis hospitais da cidade oferecem, neste sábado (15), exames de prevenção contra o câncer de próstata. A ação, promovida pela Secretaria de Saúde do Recife, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, está dentro do cronograma de atividades do Novembro Azul, mês que marca a luta contra a doença. Cada hospital espera receber aproximadamente 200 homens.

A ação acontecerá no Hospital de Câncer de Pernambuco, Hospital das Clínicas, Hospital Getúlio Vargas, Hospital Otávio de Freitas, Hospital Universitário Oswaldo Cruz e no IMIP. Neste último, além dos exames, serão dadas orientações sobre a prevenção da doença e entrega de resultado das análises realizadas durante a semana.

Os homens que passarem pelos demais hospitais a partir das 7h terão acesso a exames de PSA (mede o nível da substância produzida pelas células da glândula prostática), exame de sangue e o toque retal. Quem for participar da ação precisa levar apenas documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência.

Qualquer homem pode realizar os exames preventivos, mas é incentivada a participação daqueles que apresentem os sintomas da doença – dor ao urinar, vontade de urinar com frequência e/ou presença de sangue na urina e/ou no sêmen – e que estejam na faixa etária acima de 50 anos, ou igual ou maiores de 45 anos para aqueles com histórico de câncer de próstata na família ou que sejam da raça negra.

Na segunda-feira, será realizada no IMIP, através da Sociedade Pernambucana de Urologia, palestra com o tema “Câncer de Próstata – Diagnóstico e Tratamento”. A palestra vai das 8h às 10h da manhã, e tem como público-alvo médicos da saúde da família e profissionais da Prefeitura do Recife.