NOTÍCIAS

Administração | 14.11.17 - 12h04

Abre e Fecha do feriado nacional da Proclamação da República

 

A Prefeitura do Recife informa que na próxima quarta-feira (15), Dia da Proclamação da República, os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR e demais órgãos administrativos da Prefeitura não funcionarão. Na quinta-feira (16), o atendimento volta a funcionar normalmente, das 8h às 17h. Mercados, equipamentos culturais e de educação ambiental funcionam em horário especial.

Para aproveitar o feriado, os recifenses poderão visitar o Jardim Botânico, que abrirá para visitação das 9h às 15h30. A Ciclofaixa de Turismo também está garantida das 7h às 16h da próxima quarta-feira (15), convidando os recifenses a aproveitar a folga para pedalar e usufruir de algumas das mais belas paisagens recifenses.

A inclusão por meio do lazer está garantida no Projeto Praia sem Barreiras, que vai oferecer  banho de mar assistido às pessoas com deficiência que forem à Praia de Boa Viagem nesta quarta, das 8h às 12h. Além das cadeiras anfíbias utilizadas para o banho de mar, haverá também piscina para crianças com deficiência na arena do projeto, localizada na altura da Rua Bruno Veloso.

Confira abaixo o que abre e fecha nos serviços da Prefeitura do Recife:

 

EDÍFICIO-SEDE -  A Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas informa que na próxima quarta-feira (15), os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR, e na sede da Reciprev e Saúde Recife, não funcionarão. Na quinta-feira (16) o atendimento volta a funcionar normalmente das 8h às 17h na Reciprev e Saúde Recife, e no edifício-sede da Prefeitura.

ATENDIMENTO AO CONTRIBUINTE - A Secretaria de Finanças do Recife informa que o Centro de Atendimento ao Contribuinte, localizado no edifício-sede da Prefeitura do Recife, Bairro do Recife, fecha na quarta-feira (15) , assim como os demais postos que funcionam no Expresso Cidadão do Cordeiro e no Shopping Rio Mar. Todasas unidades voltam a funcionar normalmente na quinta (16). Caso o contribuinte precise de informações sobre tributos, basta acessar o nosso site. No banner da Secretaria de Finanças "Atendimento ao Contribuinte", disponível no lado direito da tela, é possível consultar ou obter informações sobre IPTU, ISS, certidões e taxas referentes ao município de forma rápida, fácil e segura.

TURISMO E LAZER -   A Ciclofaixa de Turismo e Lazer está garantida neste feriado. Das 7h às 16h da próxima quarta-feira (15), 36,5 quilômetros de faixa exclusiva provisória estarão montados, convidando os recifenses a aproveitar a folga para pedalar e usufruir de algumas das mais belas paisagens da cidade. O percurso conta com três rotas, que atravessam 30 bairros desembocam no Marco Zero.

Para quem quiser aproveitar o feriado perto da praia, o Lazer na Rua vai abrir a Avenida Boa Viagem, no trecho localizado em frente ao Segundo Jardim para as pessoas. O lazer tomará conta do asfalto entre as 8h e as 20h. Nas Academias Recife, não haverá expediente na próxima quarta-feira (15) As atividades serão retomadas na quinta (16).

CULTURA- Para os pequenos republicanos, o feriado será de muita brincadeira no Museu da Cidade do Recife. O equipamento da Secretaria de Cultura oferecerá a oficina gratuita Repubrincar, ministrada pelo historiador Sandro Vasconcelos. Entre as 14h30 e as 16h, os participantes aprenderão brincando sobre liberdade, república e democracia. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail comunica.museudacidadedorecife@gmail.com. As vagas são limitadas e destinadas a maiores de 7 anos.

Também segue em cartaz no museu, localizado no Forte das Cinco Pontas, no Bairro de São José, a exposição "1817 - Revolução Republicana", em homenagem ao bicentenário do movimento que é um dos mais importantes capítulos da história pernambucana. O museu estará aberto das 9h às 17h e tem entrada gratuita.

Na Zona Norte e Zona Sul, a diversão ao ar livre estará garantida no Sítio Trindade e no Parque Dona Lindu. Os equipamentos culturais funcionão durante todo o dia, repletos de opções de lazer e atividades físicas para toda família, como pista de cooper e parquinho infantil. 

SAÚDE - Nesta quarta-feira (15), Dia da Proclamação da República, as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, voltando a funcionar normalmente na quinta-feira (16).

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no bairro do Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR funcionará normalmente durante todo o feriado, 24h, com atendimento multidisciplinar.

As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, 24h, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também funcionarão normalmente.

Para vacinação antirrábica, a Policlínica Professor Barros Lima, funcionará 24h, durante o feriado e fim de semana, com demanda espontânea. A Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funciona das 8h às 12h.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos e epidemias poderá ser acionado por meio dos números 99488-6375 e 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 funciona normalmente.

MULHER - Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector estarão fechados no dia 15 de novembro. No entanto, o Liga, Mulher, disque-orientação do Clarice, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800 2810107.  

MEIO AMBIENTE - Locais de lazer contemplativo e educação ambiental, o Jardim Botânico do Recife e o Econúcleo Jaqueira abrirão normalmente nesta quarta (15). Os visitantes terão acesso aos atrativos dos dois equipamentos públicos, vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA), e também a uma programação especial garantida por arte-educadores.

O Jardim Botânico do Recife fica no Curado e abre das 9h às 15h30. O acesso é gratuito. Conta com sete jardins temáticos: de plantas medicinais, de cactos, de bromélias, de plantas tropicais, de palmeiras, orquidário e o sensorial, onde os visitantes podem sentir as plantas pelo tato, pelo cheiro e até pelo sabor.

No feriado, a programação de arte-educação do JBR começa às 9h, com vivências ambientais musicais. Às 10h, haverá oficina de improviso teatral e às 11h30, mostra de vídeo. À tarde, a brincadeira começa às 13h30, com o Jogo Meio Ambiente Criativo e às 14h30 terá oficina de teatro. A última atração, às 15h30, será a mostra de vídeo com temática ambiental.

O Econúcleo Jaqueira funciona das 9h às 17h e está localizado no Parque da Jaqueira, ao lado do Posto de Saúde. Na quarta, 15, a partir das 9h terá embolada sobre coleta seletiva. Às 9h30, será oferecida uma trilha ambiental e ás 10h30, a oficina de artesanato. Às 14h, o local contará com atividades musicais  e às 15h o público poderá fazer uma oficina de xilogravura.

EMPREGO – Todos os postos da Agência de Emprego do Recife estarão fechados.

SALA DO EMPREENDEDOR  – As Salas do Empreendedor que funcionam no andar térreo da Prefeitura do Recife, no Centro Público de Casa Amarela, no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna fecharão nesta quarta-feira (15). O atendimento ao público será retomado na quinta-feira (16).

EMPREGO – As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados, Rio Branco e da Soledade fecham em razão do feriado da Proclamação da República, nesta quarta-feira (15). As atividades voltam à normalidade na quinta-feira (16).

PROCON – O Procon Recife não realizará atendimento no feriado desta quarta-feira (15), incluindo os postos avançados localizados no Compaz Governador Eduardo Campos e Compaz Ariano Suassuna. As atividades e o atendimento ao público voltam ao normal na quinta-feira (16). 

MERCADOS E FEIRAS Em virtude do feriado da Proclamação da República, a Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que o funcionamento dos mercados públicos será alterado na quarta-feira (15), funcionando das 6h às 13h. O Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) e o Mercado das Flores fecham neste dia. As feiras livres que acontecem nos bairros não têm os horários alterados durante o feriado.

DIREITOS HUMANOS - O Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves estarão fechados neste feriado.Já o Projeto Praia sem Barreiras oferecerá banho de mar assistido às pessoas com deficiência que forem à Praia de Boa Viagem nesta quarta, das 8h às 12h. Além das cadeiras anfíbias utilizadas para o banho de mar, haverá também piscina para crianças com deficiência na arena do projeto, localizada na altura da Rua Bruno Veloso, do posto 7. O Praia sem Barreiras integra o programa Turismo Acessível, da Empetur, que é executado na capital pernambucana pela PCR, em parceria com a Uninassau.

COMPAZ - Os Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, e Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro fecham nesta quarta-feira (15). As Bibliotecas Populares de Afogados e Casa Amarela Jornalista Alcides Lopes também estarão fechadas no feriado de Proclamação da República. Os equipamentos de cidadania e segurança cidadã reabrem normalmente na quinta-feira (16)

EDUCAÇÃO - As escolas, creches e creches-escolas da rede municipal de ensino do Recife estarão fechadas na quarta-feira (15) .

HOSPITAL VETERINÁRIO – O Hospital Veterinário do Recife estará fechado neste feriado. Os atendimentos e marcações de consultas só voltam a funcionar na quinta-feira (16).

ASSISTÊNCIA SOCIAL - Não funcionarão, nesta quarta (15), os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS, Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) e Central de Atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família. A exceção são as casas de acolhimento, que funcionarão normalmente.

TRÂNSITO - Em virtude do feriado da Proclamação da República,  os serviços de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), na Reu Frei Cassimiro, 91 no Bairro de Santo Amaro, serão suspensos na quarta-feira (15), voltando a funcionar normalmente na quinta-feira (16), das 8h às 13h. Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização, prestados pelos agentes e orientadores de trânsito, assim como o teleatendimento 24 horas da Autarquia, funcionarão normalmente durante o feriado. Os cidadãos podem acionar a CTTU através do 0800.081.1078.

ESPORTES - O feriadão vai contar com muita bola rolando no Recife. Serão mais de 400 atletas envolvidos no Recife Bom de Bola nesta quarta-feira (15) com jogos da categoria Sub 11, Sub 13, Feminino e Aberto. A programação completa deste campeonato de várzea organizado pela Prefeitura do Recife está disponível no site recifebomdebola.com.br.

Já os atendimentos ao público dos Programas Esporte e Lazer da Cidade (PELC) e Segundo Tempo ficarão suspensos no feriado. As atividades retornam normalmente na quinta-feira (16).